25 Melhores empresas para trabalhar no Brasil (Categoria Grandes) em 2016

1
10987
Melhores empresas para trabalhar no Brasil em 2016 - GPTW

Você sabe quais são as melhores empresas para trabalhar no Brasil? 

Não né?

Mas antes de dizer quais são, é importante mostrar como o ranking é calculado.

GTPW – Melhores empresas para Trabalhar

Todo ano a Great Places to Work (GPTW) realiza uma pesquisa de clima Organizacional com mais de 1500 empresas, de todos os tamanhos.

São 60 perguntas para cada colaborador, sendo 58 fechadas e 2 abertas. Os colaboradores precisam responder considerando tanto a visão da área, quanto da empresa.

Depois de respondidas, o GPTW analisa as empresas, e cria o ranking, separado por tamanho da empresa.

Em 2016, foram 1563 empresas participantes, e 150 no total foram premiadas.

Muito legal, não acha?

Bom vamos agora, a lista.

Aposto que você não conhece muitas delas.

1. Elektro Eletricidade e Serviços SA

Elektro
Elektro

3713 empregados
www.elektro.com.br

A Elektro, distribuidora de energia elétrica, sediada em Campinas, foi considerada pela quarta vez consecutiva (2013, 2014, 2015 e 2016) a Melhor Empresa para Trabalhar no País pela pesquisa Great Place to Work, na categoria Grande Porte (com mais de 1.000 funcionários).

“Receber esse reconhecimento mais uma vez é a prova de que estamos sempre inovando. Deixamos de lado o modelo de gestão tradicional para nos tornarmos a melhor e mais feliz empresa para trabalhar do Brasil”, comemora Márcio Fernandes, presidente da Elektro.

Na cerimônia de premiação, a concessionária inovou mais uma vez ao colocar uma colaboradora para fazer o discurso de agradecimento. “Na Elektro, temos liberdade de opinar em todos os processos. Eu sou ouvida e minhas sugestões são colocadas em prática. Em qual outra empresa o presidente responde pessoalmente e rapidamente aos seus e-mails? Não tem como não trabalhar feliz!”, afirma Sueli Lima, agente de faturamento, que está na empresa há cinco anos, assim como seu irmão, irmã, cunhado e marido. “A gente só traz nossa família para um lugar que a gente gosta de verdade”, completa.

2. Caterpillar

3479 empregados
www.caterpillar.com.br

A Caterpillar, pelo décimo ano consecutivo, conquistou uma posição na lista GPTW. A multinacional fabrica retroescavedeiras, tratores, entre outros veículos pesados e máquinas. São 4.900 colaboradores só no Brasil, que demonstram prazer e satisfação de fazer parte dessa grande equipe.

3. Kimberly-Clark Brasil

4156 empregados
www.kimberly-clark.com.br

A Kimberly-Clark é uma multinacional norte-americana, que mantém operações em 37 países, inclusive no Brasil. Por aqui, a empresa é responsável por grandes marcas, como Neve, Neve, Huggies, Intimus e Plenitud.

Entre os diferenciais da organização, vale destacar o fato de que os funcionários podem perguntar, sugerir e expressar opiniões sem tantas restrições. A equipe é estimulada a fazer críticas e a participar das decisões.

4. LABORATÓRIO SABIN

1959 empregados
www.sabin.com.br

O Laboratório Sabin, especializado em análises clínicas, atua nos estados de São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Minas Gerais, Amazonas, Tocantins e São Paulo.  É referência no setor de saúde, com mais de 3 mil tipos de exames. Além disso, é uma empresa muito elogiada pelos seus colaboradores, porque estimula o espírito de equipe e a camaradagem.

5. GAZIN

7109 empregados
www.gazin.com.br

De uma pequena loja inaugurada há quase 51 anos em Douradina, no interior do Paraná, surgiu a Gazin, uma das maiores empresas do Brasil, com 243 lojas de varejo em 9 estados, além de 5 indústrias de colchões e estofados, 1 indústria de molas e 13 centros de distribuição de mercadorias.

6. Magazine Luiza

21738 empregados
www.magazineluiza.com.br

A Magazine Luiza tem uma equipe de colaboradores satisfeitos. São mais de 21 mil pessoas que demonstram satisfação por trabalhar nas lojas da rede. Entre os diferenciais da empresa, destaca-se o compartilhamento de informações com a equipe, de forma honesta e transparente.

7. Dell Computadores do Brasil Ltda

3477 empregados
http://www.dell.com

Dell - Melhor empresa para trabalhar GPTW 2016

A Dell – uma das maiores fornecedoras de soluções de TI ponta-a-ponta do mundo – aparece em 7ª posição da 20ª edição da pesquisa  “Melhores Empresas para Trabalhar – GPTW Brasil”.

Trata-se do quinto ano consecutivo em que a Dell aparece em destaque no levantamento, voltado a avaliar o índice de confiança dos funcionários com o ambiente de trabalho e analisar as melhores práticas para gestão de pessoas. Em 2015, a empresa também ocupou a 7ª colocação no ranking da pesquisa, que é realizada anualmente.

“Essa posição no ranking das melhores empresas para trabalhar no Brasil reflete a cultura da Dell de valorização e respeito às pessoas, com políticas voltadas a promover a diversidade e a ética, ao mesmo tempo em que garante o equilíbrio de vida e o desenvolvimento dos profissionais”, afirma Luis Gonçalves, Presidente da Dell Brasil.

“Hoje temos quatro prioridades estratégicas na gestão de pessoas: ser um empregador preferencial; desenvolver líderes inspiradores e comprometidos a ajudar a equipe; incentivar que as pessoas assumam riscos; e criar um ambiente no qual qualquer pessoa pode emitir opiniões para influenciar as lideranças e direcionar a organização”, complementa.

Uma das iniciativas que fazem da Dell uma empresa diferenciada na gestão de pessoas são suas ações voltadas a promover o apoio à diversidade e à inclusão. Dentro desse conceito, a Dell mantém grupos formados por profissionais que têm o objetivo de conscientizar e influenciar a organização sobre temas como tolerância e respeito à orientação sexual, inclusão de pessoas com deficiência, apoio ao desenvolvimento de mulheres e desafios dos profissionais da Geração Y.

8. Tokio Marine Seguradora

1709 empregados
www.tokiomarine.com.br

Paixão e orgulho de pertencer. Estes são os diferenciais que possibilitaram à Tokio Marine uma das maiores seguradoras do Brasil, alcançar a 8ª posição na categoria “Grande Porte” da pesquisa das “Melhores Empresas para Trabalhar – GPTW Brasil”, conduzida pelo Great Place to Work® Brasil e publicada pela Revista Época.

Esta é a maior conquista da Companhia em quatro anos consecutivos de participação no estudo nacional. Na análise dos resultados, destaque para o Índice de Confiança dos Colaboradores na Tokio Marine, que cresceu três pontos em relação à pesquisa de 2015, passando de 88 para 91.

“Estamos extremamente honrados e felizes por integrar o seleto grupo das 10 empresas que proporcionam o melhor ambiente de trabalho para seus funcionários. Esta grande vitória é resultado de um trabalho longo e dedicado da área de Recursos Humanos e dos Líderes que atuam de forma contínua para melhorar o clima organizacional. Divido esta conquista com cada um dos nossos 1,7 mil Colaboradores, que formam um time motivado, orgulhoso e apaixonado pelo que faz”, celebra o Presidente José Adalberto Ferrara.

9. AccorHotels

10780 empregados
www.accorhotels.com

Por mais de 40 anos, AccorHotels implanta políticas inovadoras para motivar e reter colaboradores talentosos para garantir um serviço de qualidade para os clientes, especialmente graças à sua formação contínua e da sua política de mobilidade internacional.

10. LOSANGO

1351 empregados
www.losango.com.br

Conquistado pela 4º vez, o prêmio reflete a opinião dos colaboradores da instituição financeira quando o assunto é gestão de pessoas e mostra que a empresa está fazendo a sua parte.

“Acreditamos que a relação entre empresa e colaborador deve ser construída sob a perspectiva de ganho para os dois lados. Investimos em desenvolvimento para que eles possam crescer profissionalmente e ajudar a empresa a crescer também. Todos ganham” afirma o CEO do Banco Losango, Marcelo Villela.

Uma das principais qualidades que posicionou o Banco Losango entre as principais empresas para trabalhar na América Latina foi a eficiência da comunicação para o público interno. As ferramentas da avaliação de desempenho, por exemplo, determinam, pelo menos, três reuniões de feedback por ano entre colaboradores e gestores para falar de carreira e desenvolvimento. A área de Comunicação disponibiliza para os líderes um boletim quinzenal sobre os principais assuntos em pauta com orientação de disseminação para a equipe, com objetivo de garantir um diálogo constantemente atualizado e próximo. Além disso, o principal executivo da empresa realiza reuniões trimestrais com o time da Matriz, no Rio de Janeiro para falar de resultados e visita as unidades da empresa em todo o Brasil na iniciativa conhecida como “Encontro com o CEO”.

11. Mars Brasil

2124 empregados
www.mars.com.br

A Mars, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, investe constantemente em práticas de gestão de pessoas para um crescimento global saudável. Pelo 5º ano consecutivo, a companhia foi reconhecida no Brasil.

O bom ambiente corporativo e a formação profissional de seus mais de 2.500 associados (funcionários) no Brasil são os principais ativos da Mars. Entre as iniciativas que a diferencia no mercado, estão:

– Open Office e estruturas: escritórios com ambientes abertos, em uma configuração que facilita a troca de informações e reforça o senso de comunidade.

– Programa Trabalho, Vivo, Aproveito: que visa a qualidade de vida e bem-estar dos associados com práticas como por exemplo flexibilidade de horário, licença paternidade estendida, plano de previdência privada, short friday e home office.

– Salário semanal: parcelas do salário são pagas semanalmente, todas as sextas-feiras do mês.

– Mars University: universidade corporativa da Mars, que oferece treinamentos presenciais e online, conceitos de desenvolvimento e competências funcionais e de liderança.

– Escritórios petfriendly: que permitem a visita dos pets de todos os associados

Hoje, cerca de 35% do quadro gerencial é composto por mulheres e todos os colaboradores podem participar de iniciativas sociais como, por exemplo, o Embaixadores Mars, que permite ao profissional passar um período em outros países convivendo em projetos de comunidades indicadas pelos parceiros WWF e Rainforest Alliance, e o Programa de Voluntariado Mars, que incentiva os funcionários a realizem ações voluntárias ligadas à visão da companhia nos lugares onde a Mars tem unidades.

 

12. CEMAR

1237 empregados
www.cemar116.com.br

A CEMAR – Companhia Energética do Maranhão, única empresa de distribuição de energia elétrica, autorizada pela ANEEL, para atuar em toda área de concessão do Estado do Maranhão, está distribuída nas regionais com escritório em São Luís, Bacabal, Timon e Imperatriz atendendo aos 217 municípios, o que corresponde a mais de 2 milhões de clientes.

13. Unidas

1368 empregados
www.unidas.com.br

Fundada em 1985, a Unidas é uma empresa especializada em soluções de locação e gestão de veículos e frotas. Presente em todo o Brasil, a Companhia conta com uma frota de mais de 43 mil veículos de diversas marcas para atender mais de 360 mil clientes em todo o país.

14. Embraer

17343 empregados
www.embraer.com.br

Embraer - Melhor empresa GPTW 2016

A Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A (Embraer) é uma holding responsável pela fabricação de aviões militares, comerciais, executivos ou agrícolas. Está listada como a terceira maior fabricante de jatos, perdendo apenas para a Boeing e Airbus, atualmente é a maior empresa brasileira no quesito exportação, além de possuir o maior número de pedidos de jatos, o que a coloca como líder de mercado na categoria de 70 a 120 assentos. A empresa possui em média dezessete mil empregados, sendo onde mil diretos e o restante indiretos.

15. John Deere

4285 empregados
www.johndeere.com.br

Com mais de 50 mil funcionários em mais de 17 países, a John Deere é inovadora em equipamentos e serviços, mas também é sinônimo de modernidade na gestão de funcionários e no desenvolvimento profissional, cujo reconhecimento é a conquista do 15º lugar no prêmio Melhores Empresas para Trabalhar – GPTW Brasil, em um salto de cinco posições em relação ao ano anterior.

Paulo Herrmann, presidente da John Deere, recebeu a premiação em nome de todos os funcionários da companhia. “A John Deere possui quatro valores inegociáveis que servem para guiar a conduta profissional e pessoal: integridade, qualidade, comprometimento e inovação. Todos estes compromissos só são cumpridos a partir de muito trabalho em equipe e este é um dos principais merecimentos de nosso time. Por isso, retribuímos proporcionando desenvolvimento pessoal e profissional de nossos talentos”, disse.

Esta é a nona vez que a John Deere entra no ranking Great Place to Work, considerado um dos principais do mundo em melhores práticas corporativas. A John Deere venceu a premiação em 2000, 2001, 2008, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016.

16. AstraZeneca

1345 empregados
www.astrazeneca.com.br
Indústrias:  Biotechnology & Pharmaceuticals
propriedade: Privately held

AstraZeneca PLC é um conglomerado farmacêutico criado em 1999 pela fusão da companhia sueca Astra AB e da britânica Zeneca Group. Tem mais de 60.000 empregados, dos quais 12 000 no setor da investigação e pesquisa. Hoje, no Brasil, tem cerca de 1.200 pessoas. O sede administrativa e fábrica estão instaladas no município paulista de Cotia, em uma área de aproximadamente 60 mil m2, onde é fabricada uma vasta linha de medicamentos, sob diferentes formas farmacêuticas (comprimidos não revestidos, líquidos, cremes e pomadas).

17. Monsanto do Brasil

2862 empregados
www.monsanto.com.br

A Monsanto é uma empresa agrícola que procura, por meio da inovação e da tecnologia, ajudar os agricultores de todo o mundo a aumentar a sua produção de forma sustentável, para que eles possam produzir alimentos mais saudáveis, oferecer melhor ração animal e mais fibra, como também diminuir o impacto da agricultura no meio ambiente. A Monsanto chegou oficialmente ao Brasil em 1963 e sua sede no país localiza-se em São Paulo, mesmo estado onde foi instalada a primeira fábrica, na cidade de São José dos Campos (SP), em 1976. No Brasil, dedica-se a produzir herbicidas e sementes de milho, soja, algodão e hortaliças, e variedades de cana-de-açúcar, produtos que ajudam os agricultores a produzir mais, com menos recursos naturais.

18. ITAÚ UNIBANCO

90536 empregados
www.itau.com.br

O Itaú Unibanco, com mais de 90 anos de história, é o maior banco privado da América Latina. Presente em 19 países nas Américas, Europa e Ásia, o banco conta com cerca de 90 mil colaboradores. Com uma rede de atendimento ampliada, composta por mais de quatro mil agências e postos de atendimento e 44 mil caixas eletrônicos em todo o território nacional, atende clientes pessoa física e pessoa jurídica em todos os segmentos, sempre focado na satisfação e excelência no atendimento. O banco tem ações negociadas nas bolsas de São Paulo, Nova York e Buenos Aires e faz parte do Dow Jones Sustainability World Index há 17 anos consecutivos.

19. Novartis – Divisão Farma

1023 empregados
www.novartis.com.br

A Novartis é uma empresa criada em 1996 que oferece produtos para cuidados com a saúde. Um ano após sua fundação, passou a atuar no Brasil. No mundo, possui 360 filiais em 140 países. Se divide em Pharma (oferencendo medicamentos aos paciente, médicos e instituições de saúde), Alcon (líder mundial de produtos para a visão e oftalmológicos), Vacinas e Diagnósticos (produção de vacinas para o combate de mais de 20 doenças), Sandoz (produção de medicamentos) e Consumer Health (criação, desenvolvimento, fabricação e comercialização de diversos produtos para a saúde dos consumidores).

20. McDonald´s

34878 empregados
www.mcdonalds.com.br

Mc Donald's - Melhor empresa GPTW 2016
Mc Donald’s

McDonald’s é uma empresa responsável por uma rede internacional de lanchonetes, cuja atividade é conhecida como fast-food, sendo a segunda maior rede do mundo na área citada, ficando atrás apenas da rede Subway. A expressão também se refere à marca desta empresa, a qual a transcende e revela-se inserida na cultura de massas contemporânea. A marca McDonald’s existe em 120 países. Mais de 34 mil lojas ao redor do mundo servem mais de 69 milhões de clientes a cada dia. Mais de 80% dos restaurantes McDonald’s são propriedade de empresários locais e são operados pelos mesmos. Além disso a empresa opera outras marcas de restaurantes e lanchonetes ao redor do mundo como a Aroma Café, Boston Market, Chipotle Mexican Grill, e tem uma pequena parte na Pret a Manger.

21. Grupo Rio Quente

2408 empregados
http://rioquenteresorts.com.br/

O Rio Quente Resorts é um complexto de hotéis e parques aquáticos localizado em Caldas Novas, no estado de Goiás. Possui diversas opções de lazer para seus hóspedes, sendo considerado um dos principais pontos turísticos do país. É conhecido por suas águas quentes, com temperatura acima dos 37°C e retiradas do lençol freático da região.

22. Ancar Ivanhoe

4021 empregados
www.ancar.com.br

A Ancar Ivanhoe é uma associação entre a ANCAR, empresa brasileira do mercado de shopping centers, e a canadense Ivanhoé Cambridge, empresa imobiliária proprietária de mais de 80 empreendimentos na América do Norte, Europa e Ásia. A empresa canadense, presente no País desde 2008, conta com os mais importantes shoppings do Brasil em seu portfólio. Como resultado do crescimento da empresa, em abril de 2011, a Ancar Ivanhoe abriu filial em São Paulo. A sede paulista conta com 133m² e administra a participação de shoppings centers distribuídos pelas cinco regiões do País. Por isso, situa-se entre as cinco maiores empresas do setor no Brasil.

23. PINHEIRO SUPERMERCADO – O BOM VIZINHO

1480 empregados
www.obomvizinho.com.br

A conquista do prêmio por tantos anos e agora a nível nacional está diretamente ligada à política de convivência na rede. Para o Pinheiro Supermercado, o seu maior patrimônio é o colaborador que faz parte da empresa.

Por isso, ele é valorizado e reconhecido. “Aqui as pessoas são tratadas com respeito e incentivadas a se desenvolver pessoal e profissionalmente”, explica o diretor presidente da empresa, Honório Pinheiro.

24. Roche Farmacêutica

1235 empregados
www.roche.com.br

A Roche é uma companhia suíça criada em 1896 e que atua no Brasil. A empresa fabrica, desenvolve e comercializa produtos farmacêuticos como medicamentos e cosméticos especializados para a pele. A Roche ainda realiza pesquisas para desenvolver melhor seus produtos. No Brasil, possui matriz em São Paulo (SP), parque industrial no Rio de Janeiro (RJ) e uma central de distribuição em Anápolis (GO).

25. Cooperativa de Crédito Vale do Itajaí – VIACREDI

1119 empregados
www.viacredi.coop.br

A Viacredi, Cooperativa de Crédito Vale do Itajaí é uma instituição financeira, organizada sob forma de sociedade cooperativa e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil. Não tem fins lucrativos e sua gestão é democrática por pertencer aos cooperados. O grande diferencial de uma Cooperativa, é que as eventuais sobras de balanço anual retornam para os cooperados.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here