Pluricom Comunicação Integrada Ltda

Categoria: Relações Públicas - Consultoria e Agências
Endereço: Rua Padre Chico, 321 Pedizes - São Paulo - SP
detalhes
Compartilhe:
Rua Padre Chico, 321 Pedizes - São Paulo - SP

Serviço comercial

Contato

Envie uma mensagem para Pluricom Comunicação Integrada Ltda


Exemplo: Orçamento, Informações, Parceria, Fornecedor

Expoente da Escola de Frankfurt explicitou aspectos sobre os movimentos radicais que se formavam numa Alemanha saída há pouco dos horrores do nazismo

Em 1967, Theodor Adorno proferiu palestra para a União dos Estudantes Socialistas da Áustria, em que abre seu discurso com as seguintes palavras: “Os pressupostos dos movimentos fascistas, apesar de seu colapso, ainda perduram socialmente, mesmo se não perduram de forma imediatamente política.” Apesar do fim do horror do regime nazista, o que o provocara ainda estava presente, alerta o filósofo, conforme se pode conferir em Aspectos do novo radicalismo de direita, lançamento da Editora Unesp.

“Ao dar essa palestra, Adorno tem em vista a expressividade eleitoral que começava a ter o NPD, partido neonazi que havia sido fundado em 1964 e que funciona ainda hoje, embora a AfD (Alternative für Deutschland) tenha aparecido recentemente como uma força mais presente no campo da extrema direita”, escreve no prefácio à edição brasileira o tradutor do texto, Felipe Catalani. “Além de analisar os truques psicológicos da propaganda fascista, ele busca enxergar aquilo que está sendo fermentado socialmente e que serve de lastro para esse novo radicalismo de direita.”

Adorno destaca que a teoria critica frankfurtiana no pós-guerra não deixa de ser uma elaboração sobre um mundo em que, embora o fascismo tenha sido derrotado militarmente, aquilo que o causou permaneceu intacto. “Fala-se de iminente recaída na barbárie. Mas ela não é iminente, uma vez que Auschwitz foi a recaída; a barbárie subsistirá enquanto perdurarem, no essencial, as condições que produziram aquela recaída”, escreve.

Além disso, questiona a própria definição de “normalidade restaurada” a partir dos programas dos aliados de “desnazificação” e de “reeducação”, pois o espírito do tempo da Era Adenauer era de “esquecimento e fria enganação”: vários ex-nazistas ocupavam posições no governo, por exemplo. O filósofo político Carl Schmitt, lembra Catalani, se recusara a fazer o processo de “desnazificação”, caracterizando-o como uma “guerra civil fria”. Ele chegou a redigir “em 1949 um artigo sobre ‘A anistia ou a força do esquecimento’, defendendo o esquecer como a mais nobre das faculdades humanas, condição de toda paz, e que, “após o restabelecimento de condições normais, ninguém mais pode ser punido em razão do fato de ter estado do lado errado”.

Aos olhos das turbulências da democracia no século XXI, impressiona hoje certo teor profético dessas análises de 1967. Sobre os movimentos radicais de direita à época, Adorno diz o seguinte: “Não se deve subestimar esses movimentos devido a seu baixo nível intelectual e devido a sua ausência de teoria. Creio que seria uma falta total de senso político se acreditássemos, por causa disso, que eles são malsucedidos. A propaganda é genial, sobretudo pelo fato de que, nesses partidos e movimentos, ela nivela a diferença, a diferença inquestionável entre os interesses reais e os falsos objetivos simulados. Assim como outrora com os nazistas, a propaganda é realmente a substância mesma da coisa.

Sobre o autor - Theodor W. Adorno (1903-1969) foi um filósofo alemão e um dos principais teóricos da cultura. Fez parte da corrente conhecida como Escola de Frankfurt, ao lado de Max Horkheimer, Walter Benjamin e Jürgen Habermas.

Título:Aspectos do novo radicalismo de direita

Autor: Theodor W. Adorno

Tradução: Felipe Catalani

Número de páginas: 104

Formato: 14 x 21 cm

Preço: R$ 32,00

ISBN: 978-65-5711-008-9

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

A Pluricom Comunicação Integrada é uma empresa de comunicação organizacional e política, que tem como missão ajudar seus clientes a divulgar produtos e serviços, ideias e imagens.

Comunicação inteligente

Para atender às necessidades globais ou específicas de cada empresa ou entidade, a Pluricom utiliza, de forma integrada, as mais variadas ferramentas da comunicação, da educação e do marketing institucional e comercial: assessoria de imprensa, publicações jornalísticas e publicitárias, comunicação eletrônica e digital, promoção de eventos e treinamentos in company.

Filosofia e política

Toda a atuação da Pluricom está pautada no respeito ao ser humano, à natureza, à liberdade de expressão e na crença de que a comunicação e a educação são fatores fundamentais para difusão do saber e geração de conhecimento para a construção de um mundo melhor.

É nisso que a Pluricom investe todo o seu capital intelectual. Para conhecer um pouco mais sobre essas frentes de atuação, clique nas áreas abaixo:

Clique aqui para conhecer os diretores da empresa.

Empresas na região
img
Goena Comunicação Ltda
São Paulo - SP (11) 99664-12.. Ver telefone completo
img
Race Comunicação
Rua Vergueiro, 875 Sala 42 Paraíso - São Paulo - SP (11) 2894-56.. Ver telefone completo
img
Rm Assessoria Empresarial Ltda
Rua Professor Albani, 337 Apt. 31 a Conj Resid José Bonifácio - São Paulo - SP (11) 2524-01.. Ver telefone completo
img
Cleide A Almeida
Alameda Ribeiro da Silva, 71 São Paulo - SP (11) 3333-06.. Ver telefone completo
img
Z & D Assessoria em Doc. de Armazéns Gerais
Rua Joaquim Loyola, 103 Jd. Guaraú Butantã - São Paulo - SP (11) 3782-69.. Ver telefone completo
img
Guerreiro Teleconsult Consultoria
Rua Maestro Cardim, 560 cj 135 Bela Vista - São Paulo - SP (11) 3287-48.. Ver telefone completo
img
Target Factory
Rua Cunha, 74 V Clementino - São Paulo - SP (11) 2366-44.. Ver telefone completo
img
Banco Santader - Setor: Emprestimo Consignado
Avenida Nazaré, 1626 São Paulo - SP (11) 99107-86.. Ver telefone completo
img
Wr Comunicação
São Paulo - SP (11) 2079-08.. Ver telefone completo
img
Assessoria Empresarial Marcelo Segredo
Avenida Cruzeiro do Sul, 3153 Conj.63 Santana - São Paulo - SP (11) 3105-52.. Ver telefone completo
img
Masa - Consultoria e Representações Empresariais
Rua Tomas Teixeira, 682 Vila Contanca - São Paulo - SP (11) 5562-11.. Ver telefone completo
img
Jornalista Tânia Moura
São Paulo - SP (11) 99186-57.. Ver telefone completo