Axs Consultoria Empresarial - Adm/finanças/control

Categoria: Administradores de Empresas
Endereço: Rua Selma Regina Alves, 46 Sorocaba - SP
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A Axs Consultoria Empresarial - Adm/finanças/control está localizada na Rua Selma Regina Alves, 46 Sorocaba - SP. A Axs Consultoria Empresarial - Adm/finanças/control oferece diversas formas de pagamento, incluindo Outras. Nossos horários de atendimento são de Segunda a Sábado de 8h às 20hS.

Nossos produtos e serviços são diversos e de excelente qualidade, incluindo Analise -custo Fixo/varia, Cobranças, Consultoria Administrativ, Consultoria Financeira, Contabilidade, Controladoria, Marcas e Patentes, Redução de Despesas, Renegociação de Dividas, Seguros Diversos. Somos uma empresa séria e confiável, que oferece produtos de qualidade e excelente atendimento aos seus clientes. Venha conhecer a Axs Consultoria Empresarial - Adm/finanças/control!

Administração de empresas

Na Axs Consultoria Empresarial - Adm/finanças/control, oferecemos serviços de administração de empresas para ajudar a gerenciar sua empresa. Nossos serviços de administração de empresas são projetados para ajudar a maximizar a eficiência e a produtividade da sua empresa. Nossa equipe de profissionais de administração de empresas está sempre disponível para ajudar a gerenciar sua empresa e fornecer orientação sobre como melhorar a eficiência da sua empresa.

Consultoria empresarial

Na Axs Consultoria Empresarial - Adm/finanças/control, oferecemos consultoria empresarial para ajudar as empresas a crescerem e prosperarem. Nossos consultores são especialistas em gestão de negócios e estão prontos para ajudar sua empresa a atingir seus objetivos. Com a Axs Consultoria Empresarial - Adm/finanças/control, você terá acesso a uma equipe de profissionais experientes que poderão orientá-lo em todas as áreas da gestão empresarial, desde a estratégia até a operacional.

Gestão de empresas

Contamos com uma gestão de empresas eficiente e focada nas necessidades do cliente.

Somos uma empresa de gestão de empresas que oferecemos soluções eficientes e focadas nas necessidades do cliente. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e qualificados que trabalham em estreita colaboração com o cliente para garantir o sucesso do negócio.

Oferecemos uma ampla gama de serviços de gestão de empresas, desde a elaboração de planos de negócios e estratégias de marketing até a gestão financeira e administrativa. Tudo isso com o objetivo de maximizar os resultados da empresa e alcançar os objetivos do cliente.

Trabalhamos com empresas de todos os portes e setores, desde pequenas empresas locais até grandes corporações. Independentemente do tamanho ou da natureza da empresa, nossa equipe está pronta para oferecer a melhor solução para o negócio.

Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços e como podemos ajudar sua empresa a crescer e alcançar seus objetivos.

Administração de condomínios

Na Axs Consultoria Empresarial - Adm/finanças/control, oferecemos administração de condomínios para nossos clientes. Nossos serviços de administração de condomínios são projetados para ajudar os proprietários a gerenciar seus imóveis de forma eficiente e eficaz. Nossa equipe de profissionais experientes pode ajudar você a gerenciar todos os aspectos da administração de seu condomínio, desde a manutenção do edifício até a cobrança de taxas. Além disso, oferecemos uma variedade de serviços adicionais, como assessoria jurídica e contábil, para garantir que seu condomínio seja gerenciado de acordo com todas as leis e regulamentos.

Administração de shoppings

Para quem quer ter um shopping, é importante contar com uma administração de shoppings que ofereça todos os serviços necessários para garantir a boa operação do empreendimento. A Axs Consultoria Empresarial - Adm/finanças/control é uma administradora de shoppings que atua há muitos anos no mercado, oferecendo soluções completas para quem quer ter um shopping center.

Desde a gestão do ponto comercial, passando pela administração financeira e jurídica, até a manutenção do shopping, a Axs Consultoria Empresarial - Adm/finanças/control está preparada para oferecer todos os serviços necessários para que o seu shopping funcione da melhor maneira possível. Além disso, a Axs Consultoria Empresarial - Adm/finanças/control também oferece soluções para quem quer alugar um espaço no shopping, garantindo que o seu negócio funcione da melhor maneira possível.

Para saber mais sobre a Axs Consultoria Empresarial - Adm/finanças/control e os serviços que oferece, basta entrar em contato conosco e solicitar uma proposta.

Consultoria Administrativa/financeira/controladori Contabilidade, Seguros, Marcas, Assess. Juridica

Implantação de Sistemas Analise de Margens Preços de Vendas Fluxo de Caixa Renegociação de Dividas  
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A cultura do Controle Patrimonial

Gestão Patrimonial - Ativo Imobilizado

Sua empresa com certeza perde Ativos sem o Controle Patrimonial!

580-01-2021

Vamos falar o que perece óbvio, mas é importante que empresários e gestores tenham conhecimento que a ausência do Controle do Ativo Imobilizado traz danos ao Patrimonio das empresas.

É muito comum realizarmos trabalhos em empresas dos mais diversos segmentos e portes e constatarmos em reuniões com gestores e funcionários com mais tempo de casa e ouvirmos que a empresa tinha um volume maior de bens, entretanto, que diante da inexistência de um controle para que periodicamente fosse realizado uma “contagem” ou seja, um Inventario Patrimonial, e com essa falta, muitos bens deixaram de fazer parte do patrimônio da empresa.

É obvio que os “desaparecimentos” não acontecem da noite para o dia, mas diante do volume de operações que a empresa realiza, muitas vezes fazendo inclusive empréstimos de bens a clientes e parceiros o risco torna-se ainda maior.

Para se iniciar o Controle do Bens é fundamental realizar um Inventário Geral Patrimonial, e não basta simplesmente sair contando tudo que encontrar pela frente, é fundamental que um planejamento seja colocado em pratica, para que a empresa seja sub-dividida em Centro de Custos ou áreas e os bens uma vez inventariados estejam classificados nessas áreas, sob responsabilidade de pessoas, as quais deverão prestar conta futuramente da possível movimentação do mesmo.

As placas de identificação a serem confeccionadas devem também ser outra preocupação, pois para cada tipo de Ativo e ambiente onde o bem se encontra, um tipo de placa deve ser desenvolvido.

Assim como o Inventário de Estoques, o Inventario Patrimonial (Inventario dos bens do Ativo Imobilizado), para que tenha sucesso sua realização, é necessário que antes sejam definidos os procedimentos que farão parte do dia a dia da empresa, evitando com isso, que movimentações ocorram e nem sequer sejam registradas, fazendo com que a desatualização torne-se evidente rapidamente.

O ideal é que procedimentos sejam “desenhados” baseados nas particularidades de sua empresa.

Essa ferramenta é o diferencial que qualquer empresa pode utilizar, periodicamente e de forma aleatória, entretanto, para que tenha credibilidade é fundamental que seja realizado partindo de uma base totalmente inventariada.

Com o inventario rotativo a Gestão Empresarial tem a possibilidade fortalecer o comprometimento dos gestores e transformar a Gestão Patrimonial na cultura da empresa.

Zelar pelo Patrimônio Empresarial.

A AXS Consultoria realiza todas as etapas para a realização de Inventários e Avaliações Patrimoniais em empresas em todo território nacional.

Nossos projetos são conduzidos por peritos e especialistas em Gestão Patrimonial, utilizamos ferramentas tecnológicas o que nos garantem maior agilidade e precisão.

Realizamos todas as etapas, da confecção das placas ao suporte com empresas de auditoria e certificadoras que sua empresa possa vir a necessitar.

Vamos conversar sobre o projeto do Ativo Imobilizado de sua empresa!

www.axsconsultoria.com.br

Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCsLJqA8_7glKeEdlsW--ZHQ

E-mail: contato@axsconsultoria.com.br

+55 (15) 991051487 – (15) 988151487

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.

Formação Acadêmica:

Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.

Estamos em Sorocaba – SP, atendemos o Brasil!

São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, Santo André, São José dos Campos, Osasco, Ribeirão Preto, Sorocaba, Mauá, São José do Rio Preto, Santos, Mogi das Cruzes, Diadema, Jundiaí, Piracicaba, Carapicuíba, Bauru, Itaquaquecetuba, São Vicente, Franca, Guarujá, Praia Grande, Taubaté, Limeira, Suzano, Taboão da Serra, Sumaré, Barueri, Embu das Artes, São Carlos, Indaiatuba, Cotia, Marília, Americana, Araraquara, Jacareí, Itapevi, Presidente Prudente, Hortolândia, Rio Claro, Araçatuba, Santa Bárbara d'Oeste, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Itapecerica da Serra, Itu, Bragança Paulista, Pindamonhangaba, Itapetininga, São Caetano do Sul, Franco da Rocha, Mogi Guaçu, Jaú, Botucatu, Atibaia, Santana de Parnaíba, Araras, Cubatão, Valinhos, Sertãozinho, Ribeirão Pires, Jandira, Birigui, Catanduva, Barretos, Guaratinguetá, Votorantim, Tatuí, Várzea Paulista, Caraguatatuba, Itatiba, Salto, Poá, Ourinhos, Assis, Paulínia, Leme, Itanhaém, Caieiras, Mairiporã, Itapeva, Votuporanga, Caçapava, Mogi Mirim, São João da Boa Vista, Avaré, São Roque, Ubatuba, Lorena, Arujá, São Sebastião, Campo Limpo Paulista, Matão, Cruzeiro, Bebedouro, Ibiúna, Lins, Jaboticabal, Pirassununga, Vinhedo, Cajamar, Itapira, Amparo, Cosmópolis, Mococa, Fernandópolis, Embu-Guaçu, Lençóis Paulista, Peruíbe, Tupã, Penápolis, Batatais, Bertioga, Mirassol, Ibitinga, Nova Odessa, Boituva, Andradina, Monte Mor, Itupeva, Taquaritinga, Registro, Santa Isabel, Porto Ferreira, Piedade, São José do Rio Pardo, Capivari, Mongaguá, Jaguariúna, Olímpia, Porto Feliz, Artur Nogueira, Campos do Jordão, São Joaquim da Barra, Itararé, Vargem Grande Paulista, Monte Alto, Rio Grande da Serra, Jales, Cabreúva, Pontal, Capão Bonito, Santa Cruz do Rio Pardo, Cerquilho, Pedreira, Mairinque, Dracena, Louveira, Tremembé, Pederneiras, Paraguaçu Paulista, Garça, Salto de Pirapora, Espírito Santo do Pinhal, Presidente Epitácio, Serrana

Data: 18/01/2021

Depreciação Fiscal ou Gerencial? O melhor é utilizar as 2!

577-12-2020

Ainda desconsiderado por parte dos gestores, a Depreciação ganha cada vez mais importância diante da competividade do mercado.

Depreciação é o “desgaste” ou desvalorização do bem, diante do tempo e da utilização.

O cálculo da depreciação, assim como todos os registros contábeis, é registrado pelo método da partida-dobrada, ou seja, total de débito igual ao total de crédito, diante disso quando registramos a depreciação, o lançamento deve ser:

Débito: Despesa/Custo de Depreciação

Credito: Depreciação Acumulada

Ocorre que a Depreciação é lançada no Resultado Empresarial (DRE), seja no grupo de Custos quando os bens depreciados estão classificados como bens ligados a produção e despesas de depreciação quando os mesmos estão alocados como bens em áreas assessórias (área Administrativa, Comercial, entre outras).

A Receita Federal do Brasil é a responsável pela definição das taxas de Depreciação a serem utilizadas, tratadas por grupo de contas, entre elas podemos citar:

Importante ressaltar que as empresas tributadas pelo regime de Lucro Real (trimestral ou anual) somente poderão tratar como dedutíveis na apuração do Imposto de Renda e Contribuição Social (IRPJ e CSLL) as depreciações registradas no resultado do período, limitadas ao fator anual definido pela Receita.

De forma geral temos 03 tipos (tratamentos) de Depreciação para ser utilizado, vejamos a seguir:

Uma máquina que tem como Valor de Aquisição R$ 100.000,00 deverá ser depreciada em 10 anos ou 120 meses, com a taxa de 10%aa, diante disso deverá ser registrado mensalmente o valor de R$ 833,33/mês.

Exemplificando: Veículo com Valor de Aquisição de R$ 50.000 e vida útil de 05 anos.

Vida Útil: 05 anos:01 + 02 + 03 + 04 + 05 = 15

Aplicação do fator: Ano 01= 05/15, Ano 02= 04/15, Ano 03= 03/15, Ano 04= 02/15 e Ano 05= 01/15.

Podemos observar que nesse critério de gestão, as despesas de depreciação serão maiores no início e menores ao final da vida útil do bem, esse critério tem por finalidade equalizar os resultados, ou seja, no início das operações do bem, o mesmo terá uma depreciação maior e não terá despesas com manutenção, ao longo do tempo a depreciação irá diminuindo e as despesas com manutenção passarão a ser realizadas, com isso a Gestão terá os resultados (Depreciação e Manutenção) quase que lineares numa comparação sumarizada.

A fórmula de cálculo baseia-se na capacidade produtiva do bem em questão e a cota de depreciação mensal será definida com base na produção.

Exemplificando: Uma máquina com Valor de Aquisição de R$ 100.000,00 e com capacidade de produzir 500.000 itens (vida útil), logo teremos o fator R$ 0,20 para cada bem produzido, diante disso, ao final do mês quando a Contabilidade ou Controladoria for registrar a depreciação, deverá então apurar a quantidade produzida do bem no período (no exemplo 11.500 unidades) e registrar a depreciação Custo no valor de R$ 2.300,00.

Importante ressaltar que de forma a geral a depreciação tanto custo como despesa é tratada como uma despesa fixa, entretanto, nesse tipo de tratamento, passamos a ter a depreciação como Variável, com isso, vários relatórios gerenciais da empresa terão de ser estruturados para isso, pois com certeza afetará apurações de margens, entre ela a Margem de Contribuição e por consequência o fator do Ponto de Equilíbrio.

Assim como a Depreciação “normal” a Receita Federal também já pre-determinou a Depreciação Acelerada, de forma objetiva o cálculo deve ser:

Exemplificando: uma máquina com Valor de Aquisição de R$ 100.000,00, tem a corta de depreciação determinada de 10%aa ou 120 meses, com valor de R$ 833,33/mês, caso a empresa opte pela depreciação acelerada poderá registar conforme o número de turnos realizados, conforme a seguir:

A utilização da Depreciação Acelerada está condicionada a laudos técnicos devidamente validados por engenheiros e peritos.

Há também a possibilidade da Depreciação Acelerada Incentivada, essa Depreciação tem o Incentivo Fiscal baseado na legislação e geralmente ocorre em períodos específicos determinado pelo fisco, periodicamente ocorrem esses incentivos, mas de forma comum, costumam definir que bens classificados como maquinas (produtivas) podem ser depreciadas com incentivo em 02 anos, com isso, a empresa deverá ter um cálculo extra-contábil, onde deverá adicionar no e-Lalur a cota do incentivo nos 02 anos permitidos na lei, e excluí-los no e-Lalur nos exercícios subsequentes a Vida Útil Remanescente.

Muito se discute com relação a esses critérios, entretanto, os mesmos tem em comum que é registrar o desgaste do bem, seja ele Tangível ou Intangível, mas de forma comum, podemos citar:

A Depreciação Gerencial é uma técnica muito utilizada em empresas que tem a Gestão Patrimonial como ferramenta para tomada de decisão.

Nesse mecanismo, desconsideramos as definições legais e passamos a utilizar gerencialmente as definições técnicas, ou seja, no caso de maquinas não mais será considerado a taxa definida pela Receita Federal de 10 anos, passaremos a utilizar conceitos baseados na Vida Útil ou Capacidade Produtiva, informações mais ajustadas a realidade dos bens.

Importante ressaltar que a Gerencial como o nome diz, não pode ser considerada para fins dedutíveis no IRPJ e CSLL.

Não cabe a uma empresa que conta com um parque industrial volumoso, tomar decisões gerenciais baseado exclusivamente aos números fiscais, é de extrema importância que controles gerenciais com taxas baseadas na Vida Útil sejam utilizadas.

Exemplificando: Numa empresa de prestação de serviços de informática com centenas de Desktop e Notebooks, utilizar a cota de Depreciação Fiscal baseado na Vida Útil definida pela Receita Federal de 05 anos para esses bens, pode distorcer por completo a definição da precificação dos serviços, pois é sabido que diante das atualizações constantes (upgrades) esses equipamentos (TI) não tem Vida Útil superior a 02 anos, com isso, gerencialmente se faz necessário inserir uma cota maior de Depreciação na precificação com foco em gerar Resultados para que novos investimentos possam ser realizados.

Podemos afirmar com certeza que todas as empresas se beneficiam com a Depreciação Gerencial, pois, essas decisões passam a ficar cada vez mais próximo da realidade, entretanto, a Depreciação Fiscal somente beneficia as empresas tributadas pelo Lucro Real (anual ou Trimestral) visto que somente essas empresas podem deduzir despesas da base de cálculo para a apuração do IRPJ e CSLL, já as empresas optantes pelo Simples ou Lucro Presumido, a Depreciação Fiscal não agrega benefícios.

Empresas de forma geral tem suas particularidades, já o Fisco em suas tratativas tem uma visão generalizada, com isso, é fundamental que entre outras ações gerenciais a Depreciação Gerencial também seja utilizada pelas empresas.

É importante para que essas informações sejam utilizadas (Depreciação Gerencial) que as mesmas estejam embasadas em conceitos técnicos, para evitar números aleatórios subestimados e super valorizados.

Atualmente temos sistemas ERP´s com módulos gerenciais para receber lançamentos dos mais diversos com foco gerencial, inclusive a Depreciação.

Quando a empresa não dispõe dessa ferramenta Contábil (Contabilidade Gerencial) pode então criar um grupo de contas de Depreciação Indedutível para que as mesmas façam parte da apuração do Resultado Empresarial, e sejam excluídas automaticamente na Apuração dos Impostos sobre o Lucro (IRPJ e CSLL).

É de grande importância também que a empresa tenha o módulo Patrimonial com a possibilidade do cálculo extra contábil da Depreciação, ou seja, baseado na “reavaliação”, para que esses números tenham origem sistematizada.

Muitas empresas, acabam por utilizar de forma incorreta os números referentes a Depreciação e acabam se beneficiando dos mesmos fiscalmente, entendemos que isso acaba sendo um risco alto, visto que já há casos de empresas sendo autuadas quando são questionadas pelo fisco federal quanto aos números da Depreciação, quando são questionados as fontes e origens que geraram a despesa de depreciação, muitas vezes uma “memória de cálculo” é apresentada ao fisco, porém, sem consistência o que expõe a empresa a penalidades por algo tão fácil de ser controlado, desde que, realizado de forma profissional.

Depreciação sem o devido controle, deve ser tratada como indedutível.

Os riscos de realizar a Gestão Patrimonial (Controle do Ativo Imobilizado) baseado em planilhas em Excel, mesmo que os números gerados mensalmente estejam corretos, pode proporcionar penalidades a empresa, visto que a amplitude de questionamento do Fisco Federal estende-se a 05 anos retroativos, com isso, controles “vulneráveis” podem resultar em “custos” altíssimos as empresas.

Para que todo o processo de Depreciação Fiscal ou Gerencial funcione corretamente e tenha credibilidade é fundamental que a empresa tenha a cultura de realizar a Gestão Patrimonial, ou seja, mantenha atualizada sua base Patrimonial, por meio de Inventários Geral realizados ao menos a cada 24 meses, e também a realização de Inventários Rotativos, para fortalecer a cultura junto aos gestores.

Também fazer valer a importância da manutenção dos bens com foco em gerar informações, com isso, informar ao departamento responsável, qualquer movimentação, tais como:

Para que os números gerados para a Depreciação Gerencial ou mesmo a Depreciação Fiscal caso a empresa não tenho o Controle Patrimonial de forma efetiva, é importante que todo o processo para a implantação do projeto ocorra de forma planejada, ou seja, profissionalizada.

Definir os valores de Avaliação dos bens, sua Vida Útil, Valor Remanescente, Valor Residual, ou mesmo o Teste de Impairment para ser gerenciado, é fundamental que seja realizado todo esse levantamento e apuração de valores por Consultoria Especializada em Levantamentos e Inventário e Avaliação Patrimonial.

Todo o processo de Avaliação Patrimonial para definir: Valor Justo (Valor de Mercado), Valor de Uso (Geração de Caixa), Vida Útil, Valor Residual, Teste de Impairment, Valor de Seguro, Valor para Fins de Financiamento, entre outros; deve ser realizada baseada em Laudos Técnicos, relatando conceitos, técnicas, normas e legislação que embase todo o processo.

Esses laudos, em sua grande maioria devem ser firmados por Engenheiros e algumas vezes por Contadores e também Economistas.

A AXS Consultoria Empresarial – Divisão Patrimonial, conta com equipe de profissionais qualificados para a realização de todo o projeto, seja para a implantação ou atualização do Controle Patrimonial (Controle do Ativo imobilizado).

Nossos serviços contemplam todas as etapas, entre elas:

Vamos conversar e entender todas as necessidades de sua empresa para que possamos definir um projeto por completo.

AXS Consultoria Empresarial

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E-mail: contato@axsconsultoria.com.br

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Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.

Formação Acadêmica:

Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.

Estamos em Sorocaba – SP, atendemos o Brasil!

Data: 06/01/2021

Perguntas frequentes
  • Quais os horários de funcionamento daa Axs Consultoria Empresarial - Adm/finanças/control?

    Segunda a Sábado de 8h às 20h

  • Quais são as formas de pagamento aceitas pela Axs Consultoria Empresarial - Adm/finanças/control?

    Outras

  • Quais são os produtos e serviços oferecidos pela Axs Consultoria Empresarial - Adm/finanças/control?

    Analise -custo Fixo/varia, Cobranças, Consultoria Administrativ, Consultoria Financeira, Contabilidade, Controladoria, Marcas e Patentes, Redução de Despesas, Renegociação de Dividas, Seguros Diversos

  • Qual o telefone da Axs Consultoria Empresarial - Adm/finanças/control?

    O telefone da Axs Consultoria Empresarial - Adm/finanças/control é (15) 99105-1487.

  • Qual o endereço da Axs Consultoria Empresarial - Adm/finanças/control?

    Rua Selma Regina Alves, 46 Sorocaba - SP

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