Corumba Concessões S.a.

Categoria: Energia - Empresas
Endereço: Sia Trecho 3, s/n Lote 1875 Zona Industrial - Guará - DF
detalhes
Compartilhe:

A Corumba Concessões S.a. está localizada na Sia Trecho 3, s/n Lote 1875 Zona Industrial - Guará - DF. A Corumba Concessões S.a. Somos uma empresa séria e confiável, que oferece produtos de qualidade e excelente atendimento aos seus clientes. Venha conhecer a Corumba Concessões S.a.!

Geração de energia elétrica

Na Corumba Concessões S.a., geramos energia elétrica a partir de fontes renováveis, como a biomassa, a energia solar e a energia eólica. Oferecemos aos nossos clientes uma energia limpa e sustentável, que contribui para a preservação do meio ambiente. A Corumba Concessões S.a. se preocupa com o bem-estar de seus clientes e colaboradores, e por isso investe em ações que visam à melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Transmissão de energia elétrica

Oferecemos a transmissão de energia elétrica para as empresas que precisam de um fornecimento constante e de qualidade. A transmissão de energia elétrica é feita através de uma rede de alta tensão que é mantida em boas condições para que a energia seja transmitida de forma segura e eficiente.

Distribuição de energia elétrica

Contamos com uma rede de distribuição de energia elétrica que atende a todos os clientes de forma eficiente e segura.

Comercialização de energia elétrica

Temos a solução ideal para a sua empresa, oferecendo a comercialização de energia elétrica para todo o Brasil. Com a Corumba Concessões S.a., você tem acesso ao mercado de energia elétrica de forma segura e eficiente, sempre com o melhor preço do mercado.

Eficiência energética

Não desperdice energia, economize com a gente!

A Corumba Concessões S.a. é uma empresa especializada em eficiência energética. Oferecemos soluções para ajudar as pessoas a economizarem energia e, consequentemente, dinheiro.

Temos uma equipe de profissionais altamente qualificados que estão sempre à disposição para assessorar e orientar nossos clientes sobre como economizar energia.

Além disso, oferecemos serviços de manutenção e instalação de equipamentos de eficiência energética, como lâmpadas LED e painéis solares.

Trabalhamos com os melhores fornecedores do mercado para garantir que nossos clientes tenham acesso às últimas tecnologias em eficiência energética.

Geração de Energia Usina Hidrelétrica

Sia Trecho 3, s/n Lote 1875 Zona Industrial - Guará - DF

Preservar os mananciais é um dos maiores desafios ambientais da atualidade. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da região de forma mais sustentável, a Corumbá Concessões S.A. desenvolve diversas ações socioambientais que são implementadas, principalmente, nas comunidades rurais dos municípios de abrangência da usina.

O trabalho de educação e sensibilização desenvolvido pela empresa desde a sua inauguração, em fevereiro de 2006, tem trazido resultados satisfatórios, que vêm repercutindo na região quanto à adoção de boas práticas ambientais.

Seguem, abaixo, algumas ações ligadas à conservação da água:

O Viveiro-Escola, realizado de 2013 a 2015, envolveu diretamente 130 moradores das áreas rurais de Silvânia, Corumbá de Goiás e Santo Antônio do Descoberto. Cada município ganhou um viveiro de alvenaria e espaço para produção de mudas, reuniões e armazenamento de equipamentos e sementes. Os participantes conheceram melhor o Cerrado, que é o bioma onde moram, e aprenderam a coletar e beneficiar sementes, a plantar espécies nativas para a recuperação de nascentes, e a comercializar mudas para aumento da renda familiar.

Os viveiros foram construídos ao lado de escolas e o projeto teve como público-alvo professores, alunos, pais e demais moradores das comunidades. Esses espaços se transformaram em unidades demonstrativas para os alunos – para fins de aprendizado de várias disciplinas –  e para famílias interessadas em replicar o modelo em seus quintais, visando à geração de renda e à preservação ambiental e dos recursos hídricos. No total, os moradores plantaram 22 mil mudas em 50 áreas degradadas. Ao final de dois anos e meio de trabalho, a Corumbá Concessões entregou oficialmente os viveiros para as escolas e comunidades envolvidas, que passaram a gerir a produção e venda de mudas.

A Parada ecológica é uma linha de ação do Programa de Educação Ambiental (PEA) em que agentes ambientais orientam os turistas e moradores do entorno sobre o uso correto do lago de Corumbá IV e os cuidados com a sua Área de Preservação Permanente (APP). Eles distribuem kits com material informativo, saco biodegradável para lixo e lixocar.

Ainda dentro do PEA, diversos cursos sobre recuperação de áreas degradadas e recuperação de nascentes foram executados, como nas comunidades rurais Retiro e Indaiá, em Luziânia, que são associadas da cooperativa Coopindaiá.  Elas participaram da atividade de Recuperação de nascentes, com plantio de mudas e, hoje, colhem os resultados. Na propriedade de Luciano Andrade, presidente da cooperativa, foram plantadas na sua região de nascentes cerca de 3 mil mudas do Cerrado, doadas por vários parceiros.

“Se não tivéssemos revegetado, construído as barraginhas e acompanhado de perto o crescimento das mudas, fazendo o combate biológico de formigas, a nascente teria secado. Os resultados são visíveis e a área está virando uma pequena floresta, com árvores de até 3 metros de altura”, comemora Luciano Andrade.

A empresa também realiza o Programa de Monitoramento da Qualidade da Água que analisa diversos parâmetros físico-químicos de amostras em 23 pontos no corpo do reservatório e em seus rios afluentes, com o intuito de acompanhar a qualidade da água.

Outro monitoramento importante nesse contexto acontece dentro do Programa de Fiscalização. Por meio de programa de geoprocessamento, fiscais de bacia percorrem diariamente todo o perímetro do reservatório coletando as irregularidades na APP, e enviam imediatamente as informações ao Departamento de Meio Ambiente, que então consolida os dados e os encaminha mensalmente, em forma de relatório, ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Estão entre as irregularidades: Desmatamento; abertura de estradas ilegais; plantação de jardins, construção de casas, galinheiros, churrasqueiras e estacionamentos na APP; além de pesca predatória e captação ilegal de água do reservatório.

O Ibama-DF, responsável por fiscalizar as ocorrências levantadas pela empresa, realiza operações para verificar as irregularidades e aplicar multas com a intenção de coibir crimes ambientais. Ainda para evitar degradações na APP, a Corumbá Concessões regulariza as estradas de acesso à água de interesse dos moradores do entorno. Os condomínios que margeiam a APP de Corumbá IV são orientados a regularizar seu acesso e a recuperar áreas degradadas na APP. Para isso, eles apresentam documentação de regularidade e licença ambiental do condomínio e comprovam, dentre outras coisas, que estão realizando o saneamento das casas e a destinação adequada de seus resíduos.

Todas essas ações realizadas pelo empreendimento, sejam elas socioambientais ou de monitoramentos, promovem a conscientização em relação à necessidade de preservação e recuperação da vegetação do Cerrado para garantir que todos tenham acesso à água.

Com foco na assistência técnica para a produção de alimentos agroecológicos e comercialização institucional (PNAE e PAA), visando à geração de renda, a Corumbá Concessões está implementando, desde junho de 2018, o projeto Mãos Produtivas – Comércio institucional de alimentos na agricultura familiar, na região rural de Santo Antônio do Descoberto. O projeto faz parte do Programa Alternativa Produtiva.

A Associação Corpo, de Pontezinha, principal beneficiada pelo Mãos Produtivas, já recebeu a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP jurídica), que foi aprovada, por intermédio deste projeto, em condições legais, visando à comercialização de seus produtos para a alimentação escolar de instituições do município, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Com a DAP Jurídica e outros documentos necessários para a execução do projeto, os produtores inscritos conseguiram vencer a burocracia para acessar os canais de venda, entre outras barreiras, e estão aptos para começarem a comercializar alimentos através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Os 30 pequenos agricultores inscritos no Mãos Produtivas já iniciaram suas plantações e passaram por várias capacitações, que tratam sobre os seguintes conteúdos: PAA e PNAE, venda institucional, controle biológico de pragas e fungos, poda de plantas, cartilha da agroecologia, coleta e armazenamento de água da chuva, entre outros temas.

Ainda dentro da agenda de capacitações, em julho passado os produtores conheceram as instalações e o funcionamento da Cooperativa do Indaiá (Coopindaiá), de Luziânia, que presta consultoria técnica ao projeto.  O grupo se informou mais sobre os programas de aquisição de alimentos e as ferramentas de alavancagem da vida do produtor na agricultura familiar durante reunião realizada na sede regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab-DF), em Brasília, no mês de setembro último.

A Corumbá Concessões realizou no sábado (05/12) uma Parada Ecológica na estrada de acesso ao reservatório da Usina Hidrelétrica de Corumbá IV, na comunidade Lagoinha, em Santo Antônio do Descoberto, com o objetivo de levar aos turistas e moradores da região informações sobre preservação ambiental e sanar dúvidas da comunidade a respeito do que é permitido durante o lazer no lago e sua Área de Preservação Permanente (APP).

A ação, que integra o Programa de Educação Ambiental (PEA), realizada frequentemente nos sete municípios do entorno do reservatório, abordou 160 veículos de turistas da região, de Brasília e Goiânia. A fim de garantir maior efetividade da operação, durante a abordagem foram distribuídos material informativo, saco de lixo e um lixocar.

O fim de ano é marcado como uma época festiva e, por isso, o fluxo na beira do lago aumenta consideravelmente. Os agentes ambientais alertam aos visitantes que não é permitido acender fogueiras, uma vez que oferecem riscos graves para a fauna e flora, além de danificar o processo natural de preservação do solo. Por ser uma área de vegetação natural, estacionar próximo ao lago também é proibido.

As orientações passadas pelos agentes da companhia visam à mudança de comportamentos ambientais por parte das pessoas que frequentam o lago. “Sempre priorizamos as estradas de acesso ao lago para realizar as paradas ecológicas. Lembramos pessoas sobre atitudes responsáveis e o papel de cada um na proteção da natureza. O processo educativo se dá a todo momento, por isso nos preocupamos em promover a reflexão de forma contínua junto aos visitantes do lago Corumbá”, ressaltou a analista ambiental da Corumbá Concessões, Marinez Caetano de Castro, que acompanhou a ação.

Durante a parada ecológica, além de abordarem as questões ambientais, os agentes também orientaram e distribuíram materiais educativos para os moradores e visitantes da região sobre os cuidados preventivos para conter a disseminação do coronavírus e sobre a importância dos cuidados com o lixo para evitar a proliferação do mosquito da dengue.

Descarte irregular de lixo

Durante a ação, na entrada da estrada que dá acesso à comunidade rural Lagoinha, os agentes ambientais foram surpreendidos com moradores fazendo descarte irregular de lixo. Pessoas numa caminhonete retiraram do veículo uma quantidade considerável de lixo, que foi jogado às margens da BR-060.

Os moradores e visitantes da Lagoinha relatam incômodo com a situação de poluição do meio ambiente da região, provocada pelo ser humano. Claudio Gonçalves, morador de Abadiânia, cidade que abrange o reservatório, falou sobre o descarte de lixo irregular visto frequentemente nas redondezas: “Não devemos ter atitudes irresponsáveis assim, acabei de passar na entrada dessa estrada e vi que estão deixando lixo produzido em casa, e digo mais, às vezes jogam até mesmo animais mortos ali. O problema é que um faz e o outro, ao ver que o local está sujo, faz o mesmo”.

Os agentes ambientais da companhia orientam os moradores da região e visitantes a descartarem os seus resíduos num container mais próximo, uma vez que a coleta de lixo não está acontecendo de forma ampliada na região, pela prefeitura.

A Corumbá Concessões S.A. (CCSA) foi fundada em 06 de setembro de 2000 com o objetivo de construir o empreendimento hidrelétrico de Corumbá IV, localizado em Luziânia (GO). A empresa, gestora da Usina Hidrelétrica Corumbá IV, atua na geração de energia elétrica como produtora independente. A usina tem potência instalada de 129,6 megawatts de energia não poluente e renovável e abastece o Distrito Federal e Entorno. O empreendimento possui características de uso múltiplo.

Missão

Explorar economicamente a Usina Hidrelétrica Corumbá IV por meio do fornecimento de energia elétrica com excelência, proporcionando de forma sustentável o desenvolvimento e a qualidade de vida da população.

Visão

Trazer desenvolvimento econômico, gerando valor para os Acionistas, a Sociedade e o Meio Ambiente durante o período de concessão.

Valores
Respeito às pessoas
Respeito ao Meio Ambiente
Desempenho
Integridade
Perguntas frequentes
  • Qual o endereço da Corumba Concessões S.a.?

    Sia Trecho 3, s/n Lote 1875 Zona Industrial - Guará - DF

  • Qual o telefone da Corumba Concessões S.a.?

    O telefone da Corumba Concessões S.a. é (61) 3462-5200.

Empresas na região