Banco do Brasil - Conjunto Ceará

Categoria: Bancos
Endereço: Avenida Ministro Albuquerque Lima, 885 Conjunto Ceará - Fortaleza - CE
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Avenida Ministro Albuquerque Lima, 885 Conjunto Ceará - Fortaleza - CE

Serviço financeiro

FAQ - Crédito

O que é o BB Crediário?

O BB Crediário é uma modalidade de CDC (Crédito Direto ao Consumidor) disponível aos correntistas do Banco do Brasil, que permite o financiamento de bens novos e serviços (exceto veículos), como móveis, eletroeletrônicos, equipamentos de informática, telefonia, saúde e beleza, entre outros. A contratação é efetuada diretamente nos estabelecimentos afiliados à Cielo, por meio dos cartões Ourocard Visa, Elo ou Visa Electron.

O que posso comprar com o BB Crediário?

Quaisquer bens novos ou serviços, exceto veículos. Exemplos: eletroeletrônicos, equipamentos de informática, pacotes de viagens, passagens aéreas, serviços odontológicos, materiais de construção (do básico ao acabamento), móveis planejados e tratamentos estéticos, entre outros.

Quais modalidades do BB Crediário estão disponíveis?

O BB Crediário possui quatro modalidades de financiamento. São elas: BB Crediário, BB Crediário Material de Construção, BB Crediário Pagamentos Diversos e BB Crediário Internet.

a) BB Crediário:
Limites por operação: de R$ 70,00 a R$ 10.000,00 (de acordo com o limite de crédito disponível para o cliente);

Prestação mínima: R$ 10,00;
Prazos: de 2 a 48 vezes (sujeito a alteração sem aviso prévio);
Carência: até 59 dias para pagamento da primeira parcela;
Financiamento de até 100% do valor do bem ou serviço;
Disponibilidade: das 6 às 22 horas

b) BB Crediário Material de Construção (em estabelecimentos comerciais do ramo, conveniados ao Banco do Brasil):

Limites por operação: de R$ 70,00 a R$ 50.000,00 (de acordo com o limite de crédito disponível para o cliente);
Prestação mínima: R$ 10,00;
Prazos: de 2 a 54 vezes (sujeito a alteração sem aviso prévio);
Carência: até 180 dias para pagamento da primeira parcela;
Financiamento de até 100% do valor do bem ou serviço;
Disponibilidade: das 6 às 22 horas

c) BB Crediário Pagamentos Diversos:

Destinado ao financiamento de guias compensáveis (com código de barras) e não compensáveis (com ou sem código de barras), desde que não se destinem à aquisição de veículos;
Limites por operação: de R$ 70,00 a R$ 50.000,00 (de acordo com o limite de crédito e limite de pagamento diário, disponíveis para o cliente);
Prestação mínima: R$ 10,00;
Prazos: de 2 a 58 vezes (sujeito a alteração sem aviso prévio);
Carência: até 59 dias para pagamento da primeira parcela;
Disponibilidade: das 6 às 22 horas

d ) BB Crediário Internet:

Destinado à aquisição de bens novos e serviços comercializados por lojas virtuais conveniadas ao comércio eletrônico do Banco do Brasil;
Limites por operação: de R$ 100,00 a R$ 50.000,00 (de acordo com o limite de crédito disponível para o cliente);
Prestação mínima: R$ 10,00;
Prazos: de 2 a 58 vezes (sujeito a alteração sem aviso prévio);
Carência: até 59 dias para pagamento da primeira parcela;
Financiamento de até 100% do valor do bem ou serviço;
Disponibilidade: das 6 às 22 horas

Como simular o BB Crediário?

No estabelecimento: no próprio terminal Cielo, na função “CREDIÁRIO” “SIMULAÇÃO”. Veja o passo a passo da simulação no POS (Point of Sale):

a) Passe ou insira o Cartão Ourocard Visa, Elo ou Visa Electron;
b) Selecione a função CREDIÁRIO e tecle <ENTRA>;
c) Selecione a opção SIMULAÇÃO e tecle <ENTRA>;
d) Informe o valor da simulação;
e) Informe o número das parcelas;
f) Informe data de pagamento da 1ª parcela (carência mínima de 30 e máxima de 59 dias*);
g) Cliente digita a senha;
h) É emitido o comprovante da simulação.

A opção de simulação também está disponível nos terminais de autoatendimento do BB – TAA e Portal BB* na internet (www.bb.com.br).

*As condições da simulação podem variar de loja para loja

Posso pagar contas ou boletos com o BB Crediário Pagamentos Diversos?

Você pode financiar suas contas por meio dos terminais de autoatendimento ou internet (autoatendimento pessoa física) selecionando a opção BB Crediário no menu de pagamentos. O sistema apresentará as opções de parcelamento disponíveis, observados limite de crédito e prestação máxima admitida.

Como posso consultar o limite disponível para o BB Crediário?

No extrato de empréstimos e financiamentos disponibilizado no TAA ou na internet. Também está disponível na Central de Atendimento BB (Opção 8, Opção 2) nos telefones 4004-0001 nas capitais ou 0800 729 0001 para demais localidades.

Quando o estabelecimento comercial não aceita a função BB Crediário, existe alternativa?

Quando o estabelecimento comercial não é afiliado à Cielo ou não aceita a função crediário como forma de pagamento, o cliente poderá solicitar ao lojista a emissão de boleto bancário e efetuar o financiamento por meio do BB Crediário Pagamentos Diversos. Aconselhamos que o cliente verifique seus limites disponíveis antes de solicitar a emissão do boleto.

Como ocorre o processo de contratação de um financiamento de veículo?

Após simular o financiamento, você pode contar com o atendimento do seu Gerente de Relacionamento durante o processo de contratação e pós venda.

Estou negociando a compra de um veículo financiado numa loja, mas o vendedor me disse que só pode me dar um desconto caso a venda seja à vista. Como devo agir?

Essa é mais uma vantagem do financiamento do veículo via Banco do Brasil. O cliente pode e deve negociar a compra do seu veículo junto ao lojista como “à vista”, negociando os descontos e benefícios para esse tipo de transação, vez que o Banco paga à vista para o lojista o valor financiado.

A taxa de juros do concorrente parece ser mais baixa que a do Banco, mas o valor da parcela é mais alto! O que pode estar ocorrendo?

Deve estar sendo cobrada alguma taxa ou tarifa no financiamento, o que impacta o valor da parcela, motivo pelo qual devemos sempre comparar o valor da parcela do financiamento, e não apenas a da taxa de juros informada. Se possível, tente obter e comparar o CET – Custo Efetivo Total das operações, pois este indicador leva em conta a taxa efetiva da operação, considerando inclusive as tarifas eventualmente cobradas do cliente.

Existe alguma diferença se eu optar por pagar a primeira parcela do financiamento num prazo mais longo?

Sim. Quanto menor o prazo de pagamento da primeira parcela, 30 dias por exemplo, menor será o valor a ser cobrado em cada parcela do financiamento.

Acho que posso pagar meu financiamento num prazo relativamente curto, 36 meses, mas por questões de segurança pretendo contratar a operação em 48 meses para ficar com “uma folga” no orçamento. Estou agindo certo?

Fique atento, pois a taxa de juros cobrada nas operações de financiamento varia conforme a faixa de prazo de pagamento das operações, como por exemplo 25 a 36 meses e 37 a 48 meses. Quanto mais longo o prazo, maior será a taxa de juros. Avalie o valor da parcela mensal que pode ser paga mensalmente e deixando uma reserva para emergências. Evite contratar a operação em prazo muito mais longo que o necessário.

Estou financiando um veículo de R$ 20 mil, e posso pagar de entrada até R$ 10 mil. Entretanto, para ficar com uma “folga” em caixa, estou pensando em dar apenas R$ 8 mil de entrada. Estou agindo corretamente?

Atenção, pois a taxa de juros do financiamento também varia conforme o percentual de entrada. Às vezes é melhor fazer um esforço para pagar os 50% de entrada e obter uma taxa de juros menor na contratação da operação.

Em alguns meses do ano tenho despesas extras, como o pagamento de impostos e material escolar. Seria possível não pagar a parcela do financiamento do meu veículo em alguns meses pré-determinados?

Sim. Você pode optar pelo “Pula Parcela”, diferencial BB que permite que o cliente possa escolher até 2 meses por ano, consecutivos ou não, onde a parcela do financiamento de veículo não é cobrada. É interessante destacar que a opção pelo Pula Parcela não eleva a taxa de juros da operação.

Já possuo uma operação de financiamento de veículo no BB e estou pensando em tentar reduzir o valor das parcelas. É possível?

O BB dispõe da linha BB Crédito Veículo Renovação, onde você pode optar por ampliar o prazo de pagamento da operação já contratada. Procure o seu gerente.

Como posso contratar o empréstimo BB Crédito Salário?

A contratação pode ser feita no Caixa Eletrônico, Autoatendimento BB pela Internet, pelo Celular e Tablet, CABB, Agências do BB e Correspondentes Mais BB.

Quando posso sacar o valor contratado do BB Crédito Salário?

Imediatamente após a contratação e o crédito é feito na conta corrente.

As prestações do BB Crédito Salário são descontadas na minha conta corrente ou na folha de pagamento?

As prestações são descontadas na conta corrente no dia*** do crédito do seu Salário.

Qual o prazo para pagar o BB Crédito Salário?

O prazo pode chegar a até 96 meses, a depender do convênio e perfil do cliente.

Qual o valor que posso contratar?

O valor depende do limite pré-aprovado pelo Banco do Brasil.

FAQ - Conta Corrente

Como fazer para gerar outro código de acesso, procedimento no Mobile?

(Processo de Cancelamento): Acesse a conta no aplicativo App BB > Menu > Serviços > Soluções de Senhas > Cancelar código de acesso. (tem que ser no dispositivo autorizado + ter BB Code ou Push no dispositivo + senha de 6 dígitos - geração em qualquer caixa eletrônico BB)

Não existe alteração do código de acesso, apenas o cancelamento para geração de outro quando o caixa eletrônico for utilizado novamente.

Quais são as tarifas cobradas pelo Banco?

Todas as tarifas cobradas pelo Banco do Brasil estão divulgadas em nossa tabela de tarifas, disponível no bb.com.br e em todas as agências BB.

O que é Pacote de Serviços?

É um conjunto de produtos e serviços oferecidos por uma única tarifa mensal, com um custo menor que a aquisição isolada dos serviços. Você ainda poderá obter descontos e até isenção da tarifa mensal, de acordo com o volume de investimentos mantidos no Banco do Brasil.

Quais são os Pacotes de Serviços?

Clique aqui para conferir os Pacotes de Serviços disponíveis para adesão.

Como aderir ao Pacote de Serviços?

Você pode aderir ao Pacote de Serviços pelo bb.com.br, pelos Terminais de Autoatendimento BB, Central de Atendimento BB, Internet ou em qualquer agência do Banco do Brasil. Para fazer sua adesão agora, clique aqui.

Posso escolher o dia de débito da tarifa mensal do Pacote de Serviços?

Sim. Você pode escolher a melhor data de débito entre os dias 5 e 25. Para alterar a data atual, procure sua agência de relacionamento.

O que é uma conta-corrente?

É uma conta livremente movimentada por meio de cheques e/ou cartão magnético, sem interferência do Banco. É o tipo mais usual de conta bancária. Possibilita ao cliente realizar transações como depósitos, transferências de valores, ordem de pagamento, débito automático, aplicações financeiras, etc.

Quais os documentos necessários para abertura de conta-corrente?

É necessário apresentar o original dos seguintes documentos:

Documento de identificação com foto que tenha fé pública (RG, Carteira Nacional de Habilitação - CNH, Passaporte emitido pelo Departamento de Polícia Federal, Carteira de Trabalho – CTPS, Carteira de Identidade Militar, dentre outros admitidos pelo BB);

- CPF;
- Comprovante de residência emitido ou postado há menos de 90 dias (contas de água, luz, telefone, gás ou TV por assinatura, contrato de aluguel, dentre outros aceitos pelo BB). O comprovante deve estar em seu nome ou de membro da família, quando comprovado o relacionamento (certidão de nascimento ou casamento, documento de identidade, etc.);

- Comprovante de renda (contracheque*, holerite*, Declaração de Imposto de Renda, Carteira de Trabalho, dentre outros aceitos pelo BB).
*emitido ou postado há menos de 90 dias.

Como faço para solicitar a abertura de uma conta-corrente?

TA
Para solicitar a abertura da conta, compareça à agência de sua preferência munido da documentação necessária. A ficha proposta de abertura de conta está sujeita a aprovação. A assinatura da Proposta/Contrato pelo BB formaliza a abertura da conta.

Existe idade mínima para solicitar a abertura de conta-corrente?

Não, porém o menor deve ser representado ou assistido pelos pais ou por um tutor nomeado legalmente. Nestes casos, o menor e seu representante legal devem apresentar a documentação necessária para abertura da conta.

Quais os cuidados que devo ter no momento da abertura da conta?

- Ler cuidadosamente o contrato de abertura de conta, que é composto de cláusulas gerais e proposta/contrato;
- Tomar conhecimento das tarifas cobradas pela aquisição/utilização de produtos e serviços, conforme tabela de tarifas disponibilizada no bb.com.br e afixada nas agências, em local visível;

- Não assinar nenhum documento antes de esclarecer todas as dúvidas;

- Solicitar cópia dos documentos que assinou.

Estrangeiro pode solicitar a abertura de conta-corrente?

O cliente Estrangeiro domiciliado no país pode solicitar a abertura da conta, desde que apresente a Cédula de Identidade de Estrangeiro (CIE) ou o protocolo de solicitação do referido documento, dentro do prazo de validade, e os demais documentos necessários à abertura da conta.

O que é conta salário e como faço para movimentar o valor disponível?

É uma conta individual pessoa física, aberta a pedido do empregador, que mantém convênio de pagamento de salários com o Banco, destinada a receber salários, proventos, pensões e similares.

A conta salário só admite depósitos provenientes da fonte pagadora (empregador), sendo movimentada exclusivamente por cartão de débito.

O saldo pode ser movimentado através de saques totais ou parciais e transferência para conta-corrente ou conta poupança, no Banco do Brasil ou para conta em outro banco, da qual o beneficiário seja um dos titulares.

Caso prefira transferir o valor creditado em conta salário para uma conta-corrente ou conta poupança no Banco do Brasil mensalmente de forma automática, você pode registrar a opção pelo Celular, Portal BB (internet) ou Terminais de Autoatendimento do BB, opção Conta corrente>Livre opção bancária.

Para outros bancos, a LOB (Livre Opção Bancária) deve ser solicitada formalmente em sua agência de relacionamento.

Estou tentando sacar meu salário e não estou conseguindo. O que está acontecendo?

Pode estar acontecendo uma das situações abaixo:
- Verifique se o salário caiu na conta salário, conta corrente, ou poupança, caso o saldo esteja disponível na conta salário, você deve selecionar a opção Saque de conta salário ao efetivar o saque. Nos canais de autoatendimento, você tem a opção de indicar a conta corrente ou poupança BB para recebimento do salário de forma automática.

- Caso esteja com a informação de “Conta Privativa”, verifique se sua conta corrente possui algum débito em aberto ou se foi feita renegociação de dívida que esteja indisponibilizando o saque. Neste caso, procure preferencialmente sua agência para regularizar sua conta e desbloquear o salário. Nos casos de renegociação de dívidas via boleto, orientamos que seja aberta nova conta para recebimento de salário e seja informado o novo número para a fonte pagadora (empregador).

Como transferir da Conta Salário para Conta corrente de forma automática?

Informo que de acordo com a Resolução Bacen nº 3.402, todos os clientes recebedores de salário devem formalizar, junto às Instituições Financeiras, a indicação da opção bancária para crédito dos seus proventos.

Você pode fazer a solicitação em terminais de autoatendimento (Conta Corrente/Cadastra Livre Opção Bancária), internet (Conta Corrente/Conta Salário / Livre Opção Bancária), celulares (Conta Corrente/ Livre Opção Bancária) ou mesmo na agência sua agência de relacionamento. Assim que creditado na conta salário automaticamente será transferido para sua conta corrente BB após essa adesão, que pode ser solicitada até 5 dias antes do próximo salário e a adesão ocorre apenas uma vez.

Meu salário não foi creditado. O que fazer?

Caso já tenha consultado o saldo da conta corrente, consulte também o saldo da conta salário, e confirme se realmente não foi creditado. Se o saldo estiver disponível na conta salário, no momento de sacar ou transferir, você deve selecionar a opção Conta Salário, caso contrário o sistema informará a mensagem de “saldo insuficiente”.

Caso você identifique que o crédito não foi processado, entre em contato com o empregador e verifique:

• se o pagamento realmente foi enviado;
• se a conta foi informada corretamente; ou
• se houve algum erro no processamento do crédito do salário.

Informamos, que após a liberação do salário pela empresa, o crédito em sua conta poderá ser feito no processamento noturno, portanto no dia da liberação, caso não tenha sido creditado ainda, aguarde até o dia seguinte para consultar o saldo da conta.

O que é Livre Opção Bancária (LOB)?

É a liberdade que cada empregado/servidor possui para escolher o banco onde deseja receber os seus proventos. A opção bancária deve ser feita pelo cliente por meio de um pedido formal ao Banco indicando os dados do Banco/agência/conta em que deseja receber seu pagamento.

Como transferir da Conta Salário para Conta Corrente de forma automática?

Informo que de acordo com a Resolução Bacen nº 3.402, todos os clientes recebedores de salário devem formalizar, junto às Instituições Financeiras, a indicação da opção bancária para crédito dos seus proventos.

Você pode fazer a solicitação em terminais de autoatendimento (Conta Corrente/Cadastra Livre Opção Bancária), internet (Conta Corrente/Conta Salário / Livre Opção Bancária), celulares (Conta Corrente/ Livre Opção Bancária) ou mesmo na agência sua agência de relacionamento. Assim que creditado na conta salário automaticamente será transferido para sua conta corrente BB após essa adesão, que pode ser solicitada até 5 dias antes do próximo salário e a adesão ocorre apenas uma vez.

O que é conta-corrente inativa?

É uma Conta não movimentada pelo cliente há mais de 180 dias. Esta situação inicia o processo de encerramento da conta.

Minha conta está bloqueada, não consigo movimentar. Qual o motivo?

A. Cliente com renegociação de dívida: Cliente que possuem renegociação de dívida, cujo o saldo devedor da conta corrente foi um dos produtos renegociados, conforme Termo de Compromisso, na vigência do acordo de negociação, a conta fica inibida para movimentações. Caso você receba salário por esta conta, faz-se necessário a abertura de nova conta corrente.
Os créditos recebidos em consta salário ou conta poupança vinculadas na conta corrente nesta situação, só serão liberados com o comparecimento do titular em uma agência do BB.
Você pode abrir uma nova conta através do Celular (aplicativo BB- Conta Fácil) ou diretamente em uma agência BB para futuras movimentações.
Caso você utilize esta conta para recebimento de salário, informe ao empregador o número da nova conta.

B. Conta sem movimentação há 90 ou 180 dias: Por norma do Bacen, conforme o disposto no item 15.2 das Cláusulas Gerais do Contrato de Conta Corrente, a conta não movimentada por mais de 180 corridos é considerada inativa sendo iniciado o processo de encerramento da mesma. Para as contas inativas há mais de 180 dias o sistema implanta automaticamente restrição de movimentação. O BB emite um comunicado para o cliente no endereço cadastrado comunicando a inatividade.
Caso sua conta não tenha recebido nenhum crédito ou que não tenha sido efetuado nenhum débito neste período, pode ser este o motivo.

O desbloqueio pode ocorrer de forma automática quando do recebimento de crédito, no processamento noturno, ou seja, aguarde um dia útil e tente movimentar pelos canais de autoatendimento (caixas eletrônicos BB, internet ou mobile).

Após este prazo, caso não consiga efetuar a transação que deseja, deverá procurar a agência mais próxima e solicitar o desbloqueio da conta. Lembramos que tarifas, juros ou IOF não caracterizam movimentação de conta corrente.

C. Bloqueio de segurança. Nesse caso, procure sua agência para regularização;

D. Bloqueio judicial, feita pelo Banco para cumprir ordem judicial;

E. Bloqueio por CPF irregular. Nesse caso, compareça na Receita Federal para regularização.

FAQ - Investimentos

CONTA SALÁRIO - 02. Estou tentando sacar meu salário e não estou conseguindo. O que está acontecendo?

Pode estar acontecendo uma das situações abaixo:

- Verifique se o salário caiu na conta salário, conta corrente, ou poupança, caso o saldo esteja disponível na conta salário, você deve selecionar a opção Saque de conta salário ao efetivar o saque. Nos canais de autoatendimento, você tem a opção de indicar a conta corrente ou poupança BB para recebimento do salário de forma automática.

- Caso esteja com a informação de ''Conta Privativa'', verifique se sua conta corrente possui algum débito em aberto ou se foi feita renegociação de dívida que esteja indisponibilizando o saque. Neste caso, procure preferencialmente sua agência para regularizar sua conta e desbloquear o salário. Nos casos de renegociação de dívidas via boleto, orientamos que seja aberta nova conta para recebimento de salário e seja informado o novo número para a fonte pagadora (empregador).

CONTA SALÁRIO - 03. Como transferir da Conta Salário para Conta corrente de forma automática?

De acordo com a Resolução Bacen nº 3.402, todos os clientes recebedores de salário devem formalizar, junto às Instituições Financeiras, a indicação da opção bancária para crédito dos seus proventos.

Você pode fazer a solicitação em terminais de autoatendimento (Conta Corrente/Cadastra Livre Opção Bancária), internet (Conta Corrente/Conta Salário / Livre Opção Bancária), celulares (Conta Corrente/ Livre Opção Bancária) ou mesmo na agência sua agência de relacionamento. Assim que creditado na conta salário automaticamente será transferido para sua conta corrente BB após essa adesão, que pode ser solicitada até 5 dias antes do próximo salário e a adesão ocorre apenas uma vez.

CONTA SALÁRIO - 04. Meu salário não foi creditado. O que fazer?

Caso já tenha consultado o saldo da conta corrente, consulte também o saldo da conta salário, e confirme se realmente não foi creditado. Se o saldo estiver disponível na conta salário, no momento de sacar ou transferir, você deve selecionar a opção Conta Salário, caso contrário o sistema informará a mensagem de ''saldo insuficiente''.

Caso você identifique que o crédito não foi processado, entre em contato com o empregador e verifique:
- se o pagamento realmente foi enviado;
- se a conta foi informada corretamente; ou
- se houve algum erro no processamento do crédito do salário.

Informamos, que após a liberação do salário pela empresa, o crédito em sua conta poderá ser feito no processamento noturno, portanto no dia da liberação, caso não tenha sido creditado ainda, aguarde até o dia seguinte para consultar o saldo da conta.

CONTA POUPANÇA - 02. Foram cobradas tarifas na minha conta de poupança e não sei do que se trata.

A conta poupança possui franquia para movimentação por meios eletrônicos, com limite mensal de quantidade de serviços.

Na tabela de tarifas disponível no site https://www.bb.com.br/docs/pub/trf/tarifasPF.pdf você pode consultar a franquia de Serviços Essenciais (serviços/quantidade que são gratuitos).

Quando as transações mensais excedem aos serviços essenciais, são cobradas tarifas avulsas constantes na mesma tabela de tarifas citadas anteriormente.

CONTA POUPANÇA - 01. Como faço para transformar minha conta poupança em conta corrente?

Se você possui conta poupança, conta salário ou Conta Fácil, pode realizar o upgrade para conta corrente, pelo celular (aplicativo BB) no Menu: Upgrade de conta e seguir os passos apresentados, sem precisar ir a uma agência.

A alteração do tipo de conta também pode ser solicitada em qualquer agência, apresentando os documentos pessoais (RG, CPF), comprovante de residência e de rendimentos (com menos de 90 dias), para formalizar seu pedido.

CONTA BLOQUEADA - 02. Minha conta está bloqueada, não consigo movimentar. Qual o motivo?

Existem vários motivos, os mais comuns são:

a) Cliente com renegociação de dívida: Cliente que possuem renegociação de dívida, cujo o saldo devedor da conta corrente foi um dos produtos renegociados, conforme Termo de Compromisso, na vigência do acordo de negociação, a conta fica inibida para movimentações. Caso você receba salário por esta conta, faz-se necessário a abertura de nova conta corrente. Os créditos recebidos em consta salário ou conta poupança vinculadas na conta corrente nesta situação, só serão liberados com o comparecimento do titular em uma agência do BB. Você pode abrir uma nova conta através do Celular (aplicativo BB - Conta Fácil) ou diretamente em uma agência BB para futuras movimentações. Caso você utilize esta conta para recebimento de salário, informe ao empregador o número da nova conta;

b) Conta sem movimentação há 90 ou 180 dias: Por norma do Bacen, conforme o disposto no item 15.2 das Cláusulas Gerais do Contrato de Conta Corrente, a conta não movimentada por mais de 180 dias corridos é considerada inativa sendo iniciado o processo de encerramento da mesma. Para as contas inativas há mais de 180 dias o sistema implanta automaticamente restrição de movimentação. O BB emite um comunicado para o cliente no endereço cadastrado comunicando a inatividade. Caso sua conta não tenha recebido nenhum crédito ou que não tenha sido efetuado nenhum débito neste período, pode ser este o motivo. O desbloqueio pode ocorrer de forma automática quando do recebimento de crédito, no processamento noturno, ou seja, aguarde 01 dia útil e tente movimentar pelos canais de autoatendimento (TAA, internet ou mobile), após este prazo, caso não consiga efetuar a transação que deseja, deverá procurar a agência mais próxima e solicitar o desbloqueio da conta. Lembramos que tarifas, juros ou IOF não caracterizam movimentação de conta corrente;

c) Bloqueio de segurança. Nesse caso, procure sua agência para regularização;

d) Bloqueio judicial, feita pelo Banco para cumprir ordem judicial;

e) Bloqueio por CPF irregular. Nesse caso, compareça na Receita Federal para regularização.

CONTA BLOQUEADA - 01. Fiz renegociação de dívida e agora não consigo movimentar a minha conta?

Caso você tenha feito renegociação de dívida via boleto e a conta na qual foi feito acordo, tenha sido incluída na renegociação (saldo devedor de cheque especial), a conta corrente ficará bloqueada para movimentação, inclusive nos casos de recebimento de salário, a partir da data da contratação do Acordo até a liquidação do Compromisso.

Se você utilizar a conta para recebimento de salário, deverá abrir nova conta corrente e informar à fonte pagadora o novo número, para evitar a interrupção no crédito dos proventos. Abra uma Conta Fácil pelo seu aplicativo (APP BB) ou compareça em sua agência, com seus documentos de identificação, comprovante de residência e renda atualizados (com menos de 90 dias).

DEPÓSITOS - 01. Depósito identificado ou Código identificador - O que é e como fazer?

Algumas contas permitem apenas depósitos identificados. Serviço que permite ao fornecedor de bens ou serviços receber valores de suas vendas, mediante identificação do depositante. Neste caso, o credor deve informar ao devedor o código a ser utilizado no momento do depósito ou transferência:

- Admite acolhimento de depósito no guichê de caixa e por envelope nos terminais de autoatendimento;

- Admite transferência identificada na Internet, no Gerenciador Financeiro e no terminal de autoatendimento;

- Não é possível fazer transferência para contas que só aceitam depósitos identificados pelo Mobile (aplicativo BB).

Caso você queira que o depósito seja identificado, nos casos em que o código identificador não é obrigatório, informamos que as transferências pelos canais de autoatendimento (TAA, Celular, Internet ou Gerenciador Financeiro) para o BB ou outro banco, automaticamente será identificada.
Portanto você pode fazê-la nas transações tradicionais de transferência sem precisar informar seu nome ou CPF.

LANÇAMENTOS EM CONTA - 02. O que é Lançamentos Futuros a débito da conta corrente?

São pagamentos agendados de forma automática ou manual, referente a produtos contratados, pagamentos de títulos ou boletos, transferências agendadas, dentre outros.

No caso de pagamentos de boletos ou títulos pagos manualmente, podem ser cancelados (antes do débito definitivo) nos canais de autoatendimento (Terminal de autoatendimento BB, internet ou celular) na opção Pagamentos > Cancela agendamento.

Para lançamentos referentes a débito automático (energia, água, gás, telefone, etc.) você pode suspender o débito de forma definitiva ou apenas o lançamento (antes do débito definitivo), pelos canais de autoatendimento BB (Terminal de autoatendimento BB, internet ou celular) na opção Pagamento > Débito automático > Débitos agendados (cancela o lançamento) ou Cancelamento de autorização (cancela autorização para lançamentos futuros).

Podem ser lançamentos de produtos e serviços contratados, tais como: CDC, Cartão de crédito (com débito automático), seguros, etc.

Qual é o valor de determinada cota do fundo de investimento do qual sou cotista?

O histórico das cotas dos fundos de investimentos pode ser consultado no endereço eletrônico do Banco (bb.com.br), acessando a opção “Investimentos” >> ”Fundos de Investimentos” >> Selecione o fundo desejado >> “Histórico de Cotas”.

Como efetuar o resgate de Fundos Mútuos de Privatização (Fundos FMP)?

O resgate dos Fundos Mútuos de Privatização (Fundos FMP) deve ser solicitado exclusivamente em qualquer agência do Banco do Brasil.

Qual é a composição da carteira do fundo de investimentos do qual sou cotista?

A composição da carteira de determinado fundo de investimento pode ser consultada na página do Banco na internet, acessando a opção “Investimentos” >> ”Fundos de Investimentos” >> Selecione o fundo desejado >> “Informativo Mensal”.

Para uma informação mais detalhada sobre os títulos que compõem determinado fundo de investimento, sugerimos acessar o endereço eletrônico da Comissão de Valores Mobiliários (www.cvm.gov.br), opção “Fundos de Investimentos”, informando nome ou CNPJ do fundo desejado e selecionando a opção “composição da carteira”.

Como funciona a compensação de perdas em fundos de investimentos?

As perdas apuradas no resgate de cotas de fundos de investimento serão compensadas automaticamente pelo sistema do Banco, com rendimentos auferidos em resgates ou incidências posteriores, desde que em fundos sujeitos à mesma classificação tributária, ou seja, perdas em fundos de ações serão compensadas exclusivamente em fundos de ações, da mesma forma para fundos de curto prazo e fundos de longo prazo.

Como são pagos os dividendos nos fundos de ações?

Os dividendos nos fundos de ações são pagos diretamente ao caixa do fundo, que compra ativos, valorizando suas cotas. Dessa forma, quem faz jus aos dividendos em questão não são os cotistas, mas o próprio fundo, que detém as ações.

Os rendimentos obtidos em fundos são brutos ou líquidos de taxa de administração e tributos?

As rentabilidades divulgadas são brutas de tributação, ou seja, não consideram ainda a incidência de Imposto de Renda, ou de IOF quando couber. Contudo, já são líquidas da taxa de administração.

Qual o percentual mínimo de ações que um fundo de ações deve possuir em sua carteira?

O fundo de ações deve ter pelo menos 67% de ações em sua composição.

Para investir nos Fundos de Investimento do BB, é necessário ser correntista do Banco?

Sim. Para investir nos Fundos de Investimento do BB, é preciso ser correntista do Banco, pois a aplicação se dá através do débito do valor diretamente da conta-corrente. Para abrir a conta, o cliente deve dirigir-se à agência de sua preferência, e tratar com o gerente de relacionamento.

Qualquer pessoa pode ter uma conta de poupança no Banco do Brasil?

Sim. Qualquer pessoa por ter uma conta de poupança no Banco do Brasil. Basta dirigir-se até a agência mais próxima com os documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de renda e comprovante de residência.

É preciso possuir renda para abrir uma poupança?

Não. Clientes sem remuneração, como estudantes, também podem abrir uma conta de poupança no Banco do Brasil. Contudo, atividades remuneradas, ainda que informais, devem ser declaradas e o comprovante de rendimentos obrigatório.

É necessário algum depósito inicial?

Não há obrigatoriedade de nenhum depósito inicial.

FAQ - Coronavirus

Preciso fazer prova de vida

Não é preciso realizar prova de vida neste período de quarentena, pois o INSS não bloqueará os benefícios nos próximos 120 dias.

Preciso ir à agência para sacar o meu benefício?

Não precisa ir à agência para sacar. Use os terminais eletrônicos ou correspondentes bancários mais próximos. Você pode sacar em qualquer terminal do Banco do Brasil ou Banco 24Horas, sem cobrança de tarifa.

Posso usar meu cartão de benefício para fazer compras?

Estabelecimentos, como mercados e farmácias, aceitam a função débito. Então, não precisa sacar para comprar. Basta usar seu cartão e digitar a senha, a mesma usada para o saque.

Existe horário diferenciado para atendimento dos beneficiários do INSS?

Sim, consulte a lista das agências com horário especial de 9h às 10h para atendimento aos beneficiários do INSS aqui.

Crédito Pessoal - É possível pegar um empréstimo e começar a pagar quantos meses depois?

Você pode pegar um empréstimo no BB e começar a pagar em até 180 dias, a depender da linha de crédito ou do convênio, se for o Consignado. É preciso que você tenha limite de crédito vigente e você pode simular e contratar por meio:
> Internet: Menu Empréstimo – Crédito Novo / Renovação de Empréstimos
> TAA: Menu Empréstimo - Solicitar Empréstimo
> App BB: Menu Empréstimos - Crédito Consignado/Pessoal – Contratar

Saiba mais

Crédito Pessoal -Consigo ter carência nas parcelas do meu empréstimo atual?

Você pode ter carência no pagamento das parcelas do seu empréstimo fazendo uma renovação. É uma ótima oportunidade para você readequar as parcelas para deixar suas contas em dia, podendo inclusive alterar o prazo e escolher até 180 dias para começar a pagar, a depender da linha de crédito ou do convênio, se for o Consignado.

Dependendo do Convênio e da Linha de Crédito utilizada, você também pode utilizar o Pula Parcela, podendo optar em 1 ou 2 meses por ano para não pagar sua parcela.

> Internet: Menu Empréstimo - Renovação de empréstimos
> TAA: Menu Empréstimo - Solicitar Empréstimo - Contratar renovação
> App BB: Menu Empréstimos - Crédito Consignado/Pessoal - Contratar - Renove seu crédito

Saiba mais

Crédito Pessoal - Como faço para renovar um empréstimo?

Você pode renovar seus empréstimos sem precisar sair de casa. As parcelas precisam estar em dia, ok?

Veja as opções que o BB oferece para você:
> Internet: Menu Empréstimo - Renovação de empréstimos
> TAA: Menu Empréstimo - Solicitar Empréstimo - Contratar renovação
> App BB: Menu Empréstimos - Crédito Consignado/Pessoal - Contratar - Renove seu crédito

Crédito Pessoal -Como faço pra renovar meu empréstimo e ter uma carência para pagamento?

Você pode ter uma carência renovando sua operação. É uma ótima oportunidade para você readequar as parcelas para deixar suas contas em dia, podendo inclusive alterar o prazo e escolher até 180 dias para começar a pagar, a depender da linha de crédito ou do convênio, se for o Consignado.

> Internet: Menu Empréstimo - Renovação de empréstimos
> TAA: Menu Empréstimo - Solicitar Empréstimo - Contratar renovação
> App BB: Menu Empréstimos - Crédito Consignado/Pessoal - Contratar - Renove seu crédito

Crédito Pessoal - Como funciona a renovação de empréstimo? Minhas taxas de juros vão mudar?

Na renovação, você vai poder escolher quais operações quer renovar e o melhor prazo, lembrando sempre de fazer as contas para ver se a nova prestação cabe no seu bolso. Quanto aos juros, eles podem sim mudar, inclusive ficarem mais baixos. Faça uma simulação agora mesmo.

Saiba mais

Crédito Pessoal - Tento renovar meu empréstimo e o sistema informa que não possuo limite, como devo proceder?

Poxa, isso pode acontecer. Por isso é muito importante que você mantenha seu cadastro atualizado. Você pode falar com seu Gerente ou atualizar seus dados diretamente pelo app BB, no caminho PERFIL - Meu Cadastro.

Crédito Pessoal - Tenho um BB Crédito Consignado pelo INSS. Consigo carência de 60 dias?

Em função das regras do convênio, na renovação, a carência pode ser de até 59 dias, a depender do dia da contratação e do dia do pagamento das prestações.

Crédito Pessoal - Tenho um BB Crédito Consignado pelo MPDG. Consigo carência de 60 dias?

Em função das regras do convênio, na renovação, a carência pode ser de até 59 dias, a depender do dia da contratação e do dia do pagamento das prestações.

Crédito Imobiliário - Posso ter carência ou pular parcelas do meu financiamento imobiliário?

Ainda não, mas você já pode fazer a Alteração das Condições Pactuadas (ACP para qualquer modalidade de Crédito Imobiliário PF, para:
> Alteração de Prazo: permite elevar o prazo de amortização, limitado ao prazo máximo da linha;
> Alteração de data de vencimento da parcela: possibilidade de alterar a data de cobrança da parcela.

Já está disponível a utilização do FGTS para pagamento de parte das prestações: para clientes que já tenham utilizado sua conta vinculada do FGTS para pagamento de parte da prestação (até 80%) com recursos de seu FGTS por 12 meses ou para amortização do seu financiamento, o pedido do novo saque nessa modalidade de utilização pode ser feito pela CRBB, sem a necessidade de apresentar nenhum documento.

Pula Parcela: você tem a possibilidade de escolher 1 mês do ano sem pagar a parcela (capital e juros). Para fazer essa alteração, a operação deve ter sido contratada há pelo menos 12 meses, e a alteração somente vai começar a valer após 12 meses da alteração.

Saiba mais

Crédito Veículo - Posso ter carência ou pular parcelas do meu financiamento de veículo?

Você pode fazer a renovação, com taxas de juros a partir 0,60% a.m., e prazo de carência de até 59 dias para pagar a primeira parcela. Contate sua agência.

Saiba mais

Crédito Veículo - Posso ter carência ou pular parcelas do meu Fat Taxista?

Ainda não. A legislação vigente não prevê a possibilidade de renegociação para esta linha. Em conjunto com o Regulador, estão sendo avaliadas alternativas para atendimento desta necessidade, que serão divulgadas no momento oportuno.

Já utilizei todo o limite disponível no cartão de crédito. Como faço para solicitar um aumento de limite?

Você pode fazer a adesão à Avaliação Emergencial de Crédito no app BB e seu pedido será avaliado.

*Sem cobrança de tarifa até 30/06/2020, em caráter promocional.

Saiba mais

Posso parcelar minha fatura?

Se você precisar de mais tempo para pagar o valor da sua fatura do cartão de crédito Ourocard, financie a dívida em até 24 vezes (1 entrada + 23 parcelas) com taxas menores que as do crédito rotativo do cartão.

Saiba mais

Posso pagar minhas contas com pontos?

Sim, no Banco do Brasil, você pode pagar contas de água, luz, telefone e outros títulos. Basta conferir seus pontos na fatura do cartão de crédito no autoatendimento na internet ou no app e usá-los para pagar suas contas.

Clique aqui para pagar

Posso pagar a fatura do meu cartão pelo Whatsapp?

Sim pode pagar sua fatura, consultar o melhor dia de compra, consultar o Limite Disponível e várias outras transações do seu cartão direto pelo WhatsApp. Atenção o número do Banco do Brasil é (61) 4004-0001. Adicione em seus contatos.

Posso solicitar um cartão apenas para fazer compras pela internet?

Sim! O Ourocard-e é um número de cartão virtual para ser usado especificamente em compras na internet, em aplicativos, por telefone ou até para pagamentos recorrentes de assinaturas, sem que você precise informar os dados do seu cartão principal.

Clique aqui e confira tudo o que o Ourocard-e pode fazer!

FAQ - BB Cobrança

O que é o BB Cobrança?

Aplicativo disponibilizado pelo BB para o cliente gratuitamente, funciona off-line e deve ser atualizado a cada alteração nos parâmetros da carteira de cobrança do cliente. É utilizado para a criação e registro de pagadores do beneficiário na geração de boletos. Deve ser baixado no endereço www.bb.com.br/aplicativos.
Após a geração do arquivo com os boletos, este deverá ser transmitido para registro junto ao BB utilizando o gerenciador financeiro. Os boletos gerados através do BBCobrança não requerem validação de leiaute.

Para que serve o BBCobrança?

Aplicativo que facilita a administração das carteiras de cobrança mantidas com o Banco do Brasil, através da troca eletrônica de dados. As principais funções disponíveis são: Cadastramento de Pagadores, Registro de boletos, Impressão de boletos, Geração de arquivos para impressão de carnês, Geração de arquivos remessa para processamento e Tratamento de arquivos-retorno.

Quais os requisitos necessários para viabilizar a troca de arquivos no serviço de cobrança?

A utilização do serviço de Cobrança exige que o Beneficiário tenha automação interna básica e acesso a transmissão de dados que lhe possibilite tratar arquivo eletrônico para remessa e retorno de informações de acordo com o formato de convênio utilizado e a forma de operacionalização escolhida.

Onde posso encontrar o BB Cobrança para download?

A solução está disponível no endereço https://www.bb.com.br/aplicativos
Aba Recebimentos > Cobrança de Títulos, ou direto do endereço
http://www14.bb.com.br/office/plugins/cbr/Completo/BBCobranca.exe.

Gerei no BB Cobrança o arquivo para a remessa e consequente registro dos boletos. Como proceder?

Salve o arquivo em seu computador e acesse o Gerenciador Financeiro no
menu troca de arquivos. Carregue o arquivo gerado no BBCobrança e transmita.

Encaminhei a remessa gerada no BB Cobrança ao Banco pelo gerenciador financeiro e os boletos não aparecem registrados

Acesse o Gerenciador Financeiro, receba o arquivo retorno no menu troca de arquivos.
Faça o upload desse arquivo no BB cobrança, na opção tratar retorno.
Observe as informações fornecidas pelo BB e proceda conforme o caso.

Quais os leiautes que posso usar com o BB Cobrança?

Fazer o download em https://www.bb.com.br/leiautes.

Como configurar o BBCobrança.

Como baixar o arquivo de Configuração

Como baixar o aplicativo BBCobrança

Inclusão Títulos Simples CNAB240.

A inclusão de um Título CNAB240 é feita entrando no menu "Títulos > Incluir."
Em caso de dúvida clicar em "Títulos > Incluir > Ajuda";

Gerar Boleto no BB Cobrança.

Acesse o menu "Clientes > Incluir". É nele que você informa os dados dos seus pagadores.






Lembre-se:

A nova legislação da cobrança bancária tornou obrigatório informar os dados completos e corretos para o Pagador! Neles, foram incluídos CPF, CNPJ, endereço completo (o que inclui o CEP) além dos dados financeiros para a geração do boleto!



Fique atento!
Sem essas informações você não conseguirá registrar o boleto e nem receber o valor que ele representa! Ao clicar no botão "Avançar", é possível incluir e-mail e telefone para o pagador.

Essas informações farão parte do cadastro deste pagador e criarão uma agenda
telefônica dentro do BB Cobrança! Isso certamente facilitará o seu dia a dia!




Feito isso para cada pagador, a geração de boletos já está quase concluída!!

Acesse o menu "Títulos > Incluir".


Neste momento, você deverá informar os dados básicos do boleto.



Esses campos devem ser preenchidos com as informações que representam a relação do Beneficiário com o Pagador, ou seja, a relação que justifique a emissão do boleto!
Feito isso, use o botão "Pesquisar" para encontrar o pagador para este boleto.



Lembre-se que este pagador já foi cadastrado no menu "Clientes" e você pode pesquisar por nome!



Assim que você clicar na pesquisa, os pagadores cadastrados serão listados. Basta selecionar.



Escolha o pagador e clique no botão "Avançar".



Nesta etapa, você precisa informar dados complementares para este boleto. O que você combinou com seu Pagador? Irá aceitar o pagamento parcial do boleto ou não?




Aqui, você poderá incluir uma breve mensagem para o pagador. Não confunda este campo com as informações do boleto, ou seja, os juros e multa são informados em campo próprio. Não esqueça de gravar!






Depois de seguir esses passos para todos os seus pagadores, vá no menu "Títulos > Listar".



Você pode utilizar filtros para agilizar a busca.





Aqui você pode gerar um relatório com os boletos cadastrados, exibir os dados gravados ou ainda exportar o arquivo para efetuar a remessa de registro!
O relatório aparece assim:



Para exportar, você deve escolher onde salvar e o formato final que você irá usar!







Escolheu? É só clicar no botão "OK" e pronto!





Viu como é fácil? Mas ainda não acabou.
Agora você tem o boleto, mas para que ele possa ser pago e o dinheiro entre na sua conta é preciso que ele seja registrado!!
Mas como faço o registro? Essa é a parte simples!

Você deve gerar a remessa e enviar ao BB. Para isso, selecione no menu "Remessa > Gerar".



Aqui você deve escolher o formato da remessa a ser transmitida.



Serão listados os títulos existentes e prontos para envio. Selecione o que você deseja incluir na remessa!



Aparecerá o resumo do arquivo a ser remetido ao BB.






Aqui está a confirmação dos dados gerados e o local onde o arquivo foi salvo! Grave essa informação, você precisará dela para localizar o arquivo.



Não se desespere, estamos quase lá!

Acesse www.bb.com.br – e entre no Gerenciador Financeiro! Você precisará da Chave J e da senha!







Escolha a opção "Troca de Arquivos > Remessa".



Fique atento!

Habilite a opção de Pop-up do seu computador! Agora você irá incluir o arquivo que salvou antes! Clique no "+" verde!



Encontre o arquivo salvo e adicione.



Envie!



Pronto!



Aqui já está o relatório do envio!



Não esqueça que você receberá o arquivo retorno do BB. Você sabe o que é? Ele representa a resposta do BB para os seus pedidos! Como assim? Um exemplo, você enviou um boleto para registro?
Deu certo? É tratando esse retorno que você saberá!

Esqueci a senha do BB Cobrança.

Na tela de Identificação do Usuário, clicar na checkbox Problemas com Usuários/Senhas/Administradores.



Será mostrada a tela a seguir. Clicar em Esqueci a 'Senha'.

Esqueci o Usuário do BB Cobrança.

Na tela de Identificação do Usuário, clicar na checkbox Problemas com Usuários/Senhas/Administradores.



Será mostrada a tela a seguir. Clicar em Esqueci o 'Usuário'.

Esqueci o Usuário e a senha do BB Cobrança.

Na tela de Identificação do Usuário, clicar na checkbox Problemas com Usuários/Senhas/Administradores.



Será mostrada a tela a seguir. Clicar em Esqueci o 'Usuário' e a 'Senha'.



Após fornecer seu CPF e clicar em OK, se você é um usuário PADRÃO, será mostrada a tela:



Se você é um Administrador, será mostrada a tela:

Alterar meu tipo para Administrador do BB Cobrança.

Na tela de Identificação do Usuário, clicar na checkbox Problemas com Usuários/Senhas/Administradores.



Será mostrada a tela a seguir. Clicar em Alterar meu tipo para Administrador.
É preciso estar com a Senha Mestre para executar esta operação.



Obtenção da Senha Mestre do BB Cobrança.

Observações

  • - A Senha Mestre tem duração de um dia; Deverá ser utilizada uma única vez e alterada no primeiro acesso ao aplicativo.
  • - É gerada com no máximo 11 caracteres alfanuméricos e o aplicativo não diferencia maiúsculas de minúsculas.
  • - Deve ser solicitada somente se a máquina estiver com a data e hora atualizados caso contrário, terá problemas de acesso ao BB Cobrança.
  • - O campo senha é pequeno, sendo possível a visualização de apenas 10 caracteres, apesar de o campo comportar mais que 10 caracteres.
Como obter a Senha Mestra

Siga os seguintes procedimentos:
1. Acessar o Gerenciador Financeiro ou Autoatendimento Setor Público.

Obs.: para geração da Senha Mestre, deve-se acessar com a chave J qualquer das empresas configuradas no BB Cobrança.

2. No campo Ache Fácil, localizado no lado esquerdo superior da página, realizar busca conforme a opção desejada. Para esse caso, utilizar as palavras Senha e Mestre. Selecionar a opção desejada.

Obs.: Caso encontre dificuldade em localizar a transação,
na coluna à esquerda da página selecionar o menu Aplicativos para Empresa.

3. Preencher os dados solicitados e clicar em OK. Na opção Aplicativos, selecionar Cobrança de Títulos.

Obs.: Caso tenha alterado/migrado a agência e conta, informar os dados de qualquer agência cadastrada no BB cobrança.

4. Será apresentada a nova Senha Mestre com a chave de quem efetuou a transação.
Acessar novamente o aplicativo.

O Servidor de Banco de Dados BB Cobrança não foi encontrado.

O Servidor de Banco de Dados não foi encontrado.



Estas são as configurações padrão do Banco do Brasil:
1. Nome Usuário: SYSDBA

2. Senha: masterkey

3. Nome do Host ou IP:
Este campo deve conter o IP do computador onde se localiza a Base de Dados.
- Caso a Base de Dados esteja localizada no seu computador, este campo pode
ser preenchido com a palavra localhost ou 127.0.0.1
- Se você está rodando em rede, digite neste campo o IP do computador (Ex: 126.1.12.34) que contém a Base de Dados.

4. Porta: 3050

5. Localização da Base de Dados no Disco:
Digite aqui o caminho completo da Base de Dados.
Normalmente, este caminho, em Rede ou Local
é: C:\BancoBrasil\BBCobranca\dados\BBCBR.BBD

6. Pasta de Contrato:
Nessa pasta devem ser colocados os arquivos de contratos (.BBT).
Padrão: “C:\BancoBrasil\BBTransf\contrato”.

7. Pasta de Remessa:
Nessa pasta devem ser colocados os arquivos de Remessa.
Padrão: “C:\BancoBrasil\BBTransf\remessa”.

8. Pasta de Retorno:
Nessa pasta devem ser colocados os arquivos de Retorno.
Padrão: “C:\BancoBrasil\BBTransf\retorno”.

9. Pasta do Firebird:
Nessa pasta ficam os arquivos do Firebird (Software de Banco de Dados).
Padrão: “C:\BancoBrasil\firebird”.

A seguir, clique em Testar Conexão. Se tudo estiver correto, aparecerá a tela abaixo:



Caso isso não aconteça, entre em contato com o suporte técnico do BB nos telefones 3003-0500 ou 0800-729-0500 e relate o problema.
Se você alterou algum campo, clique no botão

para efetivar as alterações.

Não existem arquivos de Retorno a serem processados no BB Cobrança

O Sistema procura arquivos de retorno na pasta especificada em
Ferramentas > Configurações do Sistema > Aplicativo: Pasta de Retorno

Arquivos de retorno, fora da pasta acima, não são vistos pelo sistema.

Os arquivos de Retorno devem ter a extensão "RET".

Gerar/Restaurar Cópia de Segurança (Backup) no BB Cobrança.

1 - Gerar Cópia de Segurança.
Há várias formas de gerar uma cópia de segurança do BBCobrança.

Se você está trabalhando em REDE, qualquer uma das operações abaixo deverá ser executada no computador SERVIDOR, ou seja, naquele que contém a Base de Dados.

a. A cópia de segurança já é feita de forma automática pelo sistema. Em Ferramentas > Configurações do Sistema > Aba Banco de Dados. Todo Administrador poderá especificar a Periodicidade com que será feita a cópia de segurança e a pasta que conterá a cópia em Destino da Cópia;



Observação:

  • Se você alterou algum campo, clique no botão "Gravar" para efetivar as alterações.
b. Todo Administrador do BBCobrança poderá, a qualquer momento, entrar em Ferramentas > Cópia de Segurança e gerar quantas cópias quiser (alterando o destino da cópia);



Observação:
  • Se você alterou algum campo, clique no botão "Executar" para efetivar as alterações.
c. Copiar (Ctrl+C) o arquivo BBCBR.BBD utilizando o caminho C:/BancoBrasil/BBCobranca/dados e gravá-lo (Ctrl+V) na pasta que desejar;

d. Executar o arquivo BBCobrança - Ferramenta de Banco de Dados. Funciona da mesma forma que o item b.

2 - Restaurar Cópia de Segurança.

A restauração da base de dados é feita de forma automática pelo sistema.

O BBCobrança ao constatar que a base está com problemas, apresenta automaticamente a tela de restauração da base para o usuário.
No entanto, o usuário poderá a qualquer momento:

a. Executar a Ferramenta de Banco de Dados (Ferramenta de Banco de Dados > Restaurar Cópia/BD);



Observação:
  • Se você alterou algum campo, clique no botão "Executar" para efetivar as alterações.
b. Copiar o arquivo BBCBR.BBD salvo anteriormente para a pasta C:/BancoBrasil/BBCobranca/dados.

FAQ - Cartões Dúvidas

Para que serve o atalho do símbolo de (+) no sistema IOS na aba CARTÕES?

Ao clicar nesta opção (+) no sitema IOS você terá acesso a transação de criar um cartão virtual Ourocard-e.

Para que serve o botão mais no sistema Android na aba CARTÕES?

Ao clicar nesta opção, você terá acesso às transações de criar um cartão virtual Ourocard-e; alterar dia de vencimento da fatura, autorizar débito em conta, alterar endereço de envio do cartão, solicitar segunda via do cartão e solicitação de cartão adicional.

Por que meu cartão cancelado ainda figura na internet como ativo?

Os cartões ficam aparecendo na internet para visualização pelo cliente por 1 ano após a desativação do plástico, pois podem ocorrer situações de compras a faturar.

Por que o número do cartão na fatura difere do meu cartão atual?

O número do plástico que figura na fatura, abaixo do nome do cliente, é o nº do último plástico gerado, podendo ainda não ter sido entregue ao cliente. Porém, o que importa, para efeito de segurança e verificação é o número do cartão que aparece nos lançamentos ao longo da fatura.

Posso vincular qualquer imagem ao meu cartão personalizado?

Não. A imagem vinculada ao cartão personalizado deve ser aprovada pelo BB, conforme estabelecido no Termo de Adesão ao Serviço de Cartão Personalizado.

Paguei a fatura e o limite do OUROCARD-e não foi recomposto. O que ocorreu?

Não há recomposição de limites para o Ourocard-e, mesmo após o pagamento da fatura. Como para este cartão o limite é estipulado pelo cliente, dentro do limite único total, este valor sempre será consumido. Caso deseje realizar compras que somem valor superior ao estipulado anteriormente, a solução é aumentar o limite específico do Ourocard-e.

Vou viajar para o exterior. Necessito realizar algum procedimento, além de habilitar o cartão para uso no exterior?

Se seu destino serão os países Peru, Paraguai ou Colômbia, será necessário solicitar a sua agência de relacionamento que cadastre um "filtro de exceção" para utilização nestes países.

Realizei uma compra na função crédito e a mesma não veio lançada em minha fatura.

O envio de transações para débito na fatura do cliente é de responsabilidade exclusiva dos estabelecimentos comerciais (através de suas respectivas processadoras: Cielo, Redecard etc). O BB não mantém vínculo direto com os estabelecimentos comerciais e não tem qualquer ingerência nessa remessa. A responsabilidade do BB está limitada à concessão ou não de autorização on line para a realização da compra observando o limite disponível do cartão bem como as restrições do mesmo. Os motivos do não envio do débito devem ser buscados pelo cliente junto ao estabelecimento comercial.

Possuo um cartão Ourocard Básico Visa e não consigo realizar transações a DÉBITO. Como proceder?

A modalidade Ourocard Básico Visa é somente cartão de CRÉDITO. Mesmo com a vinculação de agência e conta corrente, o cartão não possui disponibilidade da função débito.

O que significa no histórico de minha fatura "Ajuste à débito ou a crédito de variação cambial compra exterior"?

Transações em moedas estrangeiras são pagas em Reais (R$), sendo que será utilizada para conversão a cotação de venda do dólar do dia do fechamento da fatura. Caso ocorra uma variação na taxa do dólar no período entre a data de fechamento e a data do efetivo pagamento da fatura – crédito ou débito – será lançada na fatura do próximo mês.

Paguei um titulo no meu cartão de crédito e também na conta corrente, o que eu faço?

Para pagamentos de titulo em duplicidade, o cliente deve procurar o emissor do boleto e solicitar a devolução do valor diretamente ao cedente.

Qual o valor da anuidade do meu cartão?

Consultar pagina do BB na internet: www.bb.com.br - item Produtos e Serviços - Item Cartões - Item O que você deseja? Ali você encontra todas as modalidades dos cartões BB com valores de anuidade e benefícios.

Tenho limite parcelado suficiente, mas minha compra foi negada. O que houve?

Para que a compra parcelada seja aprovada o valor da primeira parcela tem que estar disponível no limite único. Verifique seu limite disponível no Menu Cartões > limite disponível para compra/saque.

Qual o prazo para liberação do limite após o pagamento da fatura?

- Pagamento feitos através de débito automático tem limite de compras restabelecido no mesmo dia e limite de saque restabelecido no próximo dia útil.
- Pagamentos efetuados utilizando o código de barras (boleto bancário) tem limite de compras e saques restabelecido em até 03 dias úteis.
- Pagamentos sem utilização de código de barras e efetuados através da Internet e Caixas Eletrônicos tem limite de compras restabelecido online e limite de saque restabelecido no próximo dia útil.
- Pagamentos efetuados pelo Mobile Phone terão o limite de compras recomposto no decorrer do dia e limite de saque restabelecido no próximo dia útil.
- Agendamentos de pagamentos feitos pela CABB tem limite restabelecido no próximo dia útil.

O que é limite único, parcelado, diferenciado e crédito?

Limite Único: Atribuído para cada cliente, compartilhado por todos os cartões Ourocard (Elo, Visa, MasterCard ou Amex ) que o cliente possui, independente de bandeira e modalidade. Facilita o dia a dia dos clientes que possuem mais de um Ourocard, pois possibilita maior flexibilidade ao portador na hora de realizar suas compras (escolha da melhor data de vencimento e da bandeira com melhores condições de pagamento e promoções).

Limite Parcelado: Oferecido com base no limite de crédito pré-aprovado e não utilizado do CDC. Pode-se transferir o limite do CDC para o cartão e do cartão para o CDC (Internet, TAA, Agência de relacionamento e Central de Atendimento BB (com uso de senha)). Permite que as compras parceladas não onerem o limite único do cliente, o que propicia a continuidade do uso do cartão, mesmo após compra de maior valor. As compras parceladas utilizarão o Limite Parcelado, e apenas a 1ª parcela utiliza o Limite Único. A utilização do Limite Parcelado não significa a contratação de um empréstimo de CDC.

Limite Diferenciado: O titular pode cadastrar teto máximo para utilização de cartão com o qual não queira compartilhar o limite único. Após o cadastramento desse limite, o titular e seus adicionais só podem utilizar o cartão até o valor estipulado.

Limite de Crediário: É um limite de crédito pessoal para comprar bens (exceto veículos) ou serviços diretamente no estabelecimento comercial e parcelar em até 48 vezes.
É possível comprar material de construção, passagens aéreas, equipamentos de informática, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, roupas, calçados, joias, produtos de beleza, livros, implementos agrícolas, produtos agropecuários, cadeira de rodas, entre outros. Para contratar é preciso ser o primeiro titular da conta corrente, possuir cartão Ourocard Visa, Elo ou BB Visa Electron e possuir contrato de adesão assinado.

Como consulto os limites disponíveis do meu cartão Ourocard?

Os limites disponíveis para compras à vista, saques, compras parceladas e crédito podem ser consultados nos Caixas Eletrônicos, Internet, aplicativo BB para Mobile Phone e Central de Atendimento BB.

Como solicitar um cartão de crédito?

Correntistas:

- Pelo site www.bb.com.br (aba “Produtos e Serviços”, depois “Cartões”, "Meu primeiro cartão" selecione o tipo de cartão, em seguida clique “Peça seu Ourocard”;

- Central de Atendimento (Opção "Cartões);

- Agências do BB (apresentando documento de identificação).

Não correntistas:

- Pelo site www.bb.com.br/ourocard ou;

- Pela Central de Atendimento (Opção "Cartões").

Como liberar ou habilitar o cartão?

Se você recebeu um cartão novo ou uma 2ª via, ele precisa ser liberado.

A liberação está disponível no App Ourocard, Atendimento pelo Celular, Internet (www.bb.com.br), Terminais de Autoatendimento e Agências do BB.

A habilitação diz respeito ao uso na função crédito. Se na abertura da conta corrente você optou por um cartão de crédito, seu cartão já chegou habilitado para compras e saques nessa função.

Se você optou por um cartão de débito e decidiu utilizá-lo também como cartão de crédito, é necessário habilitá-lo no Atendimento via Celular, Internet (www.bb.com.br), Terminais de Autoatendimento, Central de Atendimento e Agências do BB.

Como desbloquear um cartão?

Existem diversos tipos de bloqueio.

Entre em contato com a Central de Atendimento BB (o número consta no verso do cartão) ou compareça em uma agência BB para consultar a procedência do bloqueio e se é possível efetuar o desbloqueio.

Não recebi minha fatura, como posso consultá-la?

Pelos canais:

- Terminais de Auto atendimento: Outras opções > Cartões > Fatura Ourocard > Extrato > indique o mês e ano (os últimos 12 meses);

- Internet: Menu completo > Cartões > Fatura >Extrato>selecione o cartão e o mês desejado (os últimos 24 meses);

- Celular: Selecione a opção Cartões > Extrato fatura cartão > selecione o cartão >Fatura (os últimos 24 meses).

APP Ourocard:

- No primeiro acesso: Cartões > Identificação do cartão > senha > selecione o cartão e mês desejado (os últimos 12 meses);

- Já cadastrado: senha > selecione o cartão e mês desejado (os últimos 12 meses);

- Central de atendimento: Ligue para o número da central que consta no verso do seu cartão e selecione a opção "Cartão de Crédito".

FAQ - Credito Salário

O que é o BB Crédito Salário?

Empréstimo com uma das melhores taxas e prazos, com débito*** na conta corrente no dia do crédito do seu salário.

Qual o prazo de carência do BB Crédito Salário?

Poderá chegar a até 180 dias, a depender do convênio.

FAQ - Cartões

Qual o valor da anuidade do meu cartao?

Consultar pagina do BB na internet: www.bb.com.br - item Produtos e Serviços - Item Cartões - Item O que você deseja? Ali você encontra todas as modalidades dos cartões BB com valores de anuidade e benefícios.

10. Fiz a contratação de um parcelamento da fatura, mas não foi concluído com sucesso e agora não está mais disponível. Existe uma forma de refazê-lo?

Caso não esteja mais disponível nos canais de atendimento, não existe forma de refazê-lo. Aguarde a oferta de um novo parcelamento na próxima fatura.

FAQ - Cheques

Qual o prazo de prescrição de um cheque?

O cheque prescreve 180 dias depois de sua emissão. Deve ser sacado ou depositado em 30 dias, se for na mesma praça em que foi emitido, ou em 60 dias, caso ocorra fora dela.




Qual o prazo de liberação de depósitos em cheques de outros bancos?

O prazo de liberação do valor dos cheques da praça é de:

• 24 horas, se forem de valor igual ou superior a R$ 300,00.
• 48 horas, se forem de até R$ 299,99.

Cheques de outras praças, liquidados pela compensação nacional, variam de três a seis dias úteis.

Os cheques de outros bancos depositados na conta bancária do cliente são encaminhados ao Serviço de Compensação de Cheques e outros Papéis, regulado pelo Banco Central e executado pelo Banco do Brasil, com a participação dos demais bancos.

O que fazer em caso de roubo, extravio ou perda de cheques?

O correntista com cheques roubados, furtados, perdidos ou extraviados deve comunicar a ocorrência ao banco o mais rapidamente possível e pedir cancelamento, se estavam em branco quando se verificou a ocorrência, ou sustação, se já haviam sido preenchidos.


As despesas de registro e de controle do cancelamento ou sustação dos cheques roubados, furtados ou extraviados são de responsabilidade do correntista, que terá como garantia do banco o não acolhimento desses cheques. A tarifa para cobertura dessa despesa deverá ser cobrada uma única vez.

Como agir - Para pedir o cancelamento ou a sustação de um cheque, o interessado deve se identificar, mediante assinatura em documento escrito, senha eletrônica ou dispositivo válido como prova para fins legais. Para cancelar cheques roubados, furtados ou extraviados, o cliente deve apresentar ao banco boletim de ocorrência fornecido pela polícia.

Cancelamento e sustação provisórios, por telefone -O cancelamento e a sustação podem ser feitos provisoriamente por telefone. O correntista deverá confirmar o cancelamento no prazo de até dois dias úteis após a ocorrência, entregando o pedido por escrito ao banco ou transmitindo-o por fax ou outro meio eletrônico.

Mesmo que o roubo, furto ou extravio ocorram fora do horário de expediente bancário, o correntista pode fazer o registro da ocorrência e o pedido de cancelamento ou sustação, de imediato, por telefone, junto à Central de Atendimento do seu banco e na Serasa, pelo telefone (0xx11) 5591-0137, que atende de segunda a sexta-feira, das 16h00 às 10h00, e aos sábados, domingos e feriados ininterruptamente.

No mesmo prazo de dois dias úteis, deverá confirmar o cancelamento ou a sustação e entregar o boletim policial com o registro da ocorrência, se tiver sido roubado, furtado ou extraviado, para evitar o cancelamento do pedido que havia sido feito provisoriamente.

Os bancos não podem cobrar taxa de devolução dos clientes quando se tratar de cheques cancelados por roubo ou furto acompanhados de boletim de ocorrência.

Quais informações pode o banco dar a terceiros sobre o correntista que emitiu cheque devolvido?

Ao recusar o pagamento de cheque, o banco deve registrar, no verso do documento, o código correspondente ao motivo. No caso de cheque apresentado no caixa, esse registro deve contar com anuência do beneficiário.

No caso de cheques devolvidos pelos motivos 11 (sem fundos, na 1ª apresentação), 12 (sem fundos na 2ª apresentação), 13 (conta encerrada), 14 (prática espúria ou emissão de mais de seis cheques sem fundos) e 22 (divergência ou insuficiência de assinatura) e 31 (erro formal, por falta de dados - data, assinatura, valor por extenso ou mês grafado por extenso), os bancos, caso solicitados, são obrigados a fornecer ao beneficiário os seguintes dados constantes na ficha de abertura de conta do correntista: nome completo, endereços residencial e comercial e declaração sobre o motivo alegado pelo emitente para sustar ou revogar o cheque (se for o caso).

Essas informações só poderão ser prestadas ao beneficiário identificado no cheque ou a mandatário constituído por procuração. O banco poderá prestar essas informações ao portador do cheque quando não houver indicação do beneficiário (cheque ao portador) e seu valor for inferior a R$ 100.

Quais cuidados devo tomar ao receber um cheque?

• Confira se o cheque foi corretamente preenchido.
• Solicite ao cliente a apresentação do cartão do banco e do documento de identidade - original ou cópia autenticada.
• Confira os números do RG e do CPF e a assinatura que estão no cheque com os que constam em outros documentos e no cartão do banco.
• Verifique se a foto no documento é do emitente ou se tem sinal de adulteração.
• Consulte uma das centrais de proteção aos cheques - Serasa, SPC ou outra de sua preferência. Elas possuem informações sobre emitentes de cheques sem fundos cadastrados no Banco Central (CCF), de cheques sustados e cancelados por roubo ou outras irregularidades, a exemplo de CPFs que tenham sido cancelados pela Receita Federal.
• Confira os dados que estão na parte superior e na inferior do cheque em barras CMC7 - código do Banco e da Agência no primeiro campo; código da compensação (Comp) e número do cheque no segundo campo; e número da conta no terceiro campo. Lembre-se apenas que o último número no primeiro e no terceiro campos correspondem aos dígitos verificadores e no segundo campo se refere ao tipo de cheque.
• Cuidado com fraudes. Há falsificações em que partes adulteradas são coladas no cheque - valor por extenso e em algarismos e os números e códigos da parte superior e inferior. Essa forma de falsificação pode ser percebida com uma verificação mais atenta, de preferência contra a luz, pelo tato ou dobrando a folha de cheque de forma arredondada (C), para não amassá-lo. Com o cheque dobrado dessa forma, movimente as laterais para cima e para baixo. Nesse movimento, a parte colada geralmente descola, revelando a falsificação.
• Em caso de desconfiança, solicite ao emitente que assine também no verso do cheque e compare as assinaturas.
• Anote no verso do cheque os números de telefone e do RG do emitente. Se necessário, ligue no ato para confirmar a validade do telefone informado. Persistindo a dúvida, condicione a venda à prévia compensação do cheque.
• Tenha muito cuidado ao receber cheques previamente preenchidos e assinados.
• Não aceite cheques rasurados. Eles podem ser devolvidos pelos bancos.
• Se o cheque estiver amarelado, envelhecido ou desgastado, desconfie, pois pode ser de conta inativa ou encerrada.
• Tome essas precauções mesmo com cheques de pequeno valor. Redobre a cautela no caso de cheques pré-datados. Lembre-se que cheque pré-datado é concessão de crédito, exigindo, portanto, maiores informações sobre o emitente.
• Explique sempre que os procedimentos adotados têm por objetivo proteger pessoas honestas como ele, evitando a circulação de cheques roubados e falsificados.

Quais cuidados devo ter com os cheques de minha conta?

• Emita sempre cheques nominais e cruzados.
• Ao preencher cheques, elimine os espaços vazios e evite rasuras.
• Controle seus depósitos e retiradas no canhoto, inclusive as realizadas com cartão.
• Evite circular com talões de cheques. Leve apenas a quantidade de folhas que pretende utilizar no dia.
• Quando receber um novo talão, confira os dados referentes ao nome, número da conta corrente e CPF e a quantidade de cheques do talonário.
• Tome o máximo de cautela na guarda dos talões. Destaque a folha de requisição e guarde em separado.
• Nunca deixe requisições ou cheques assinados no talão.
• Destrua os talões de contas inativas.
• Separe os cheques de qualquer documento pessoal.
• Não utilize caneta hidrográfica ou com tinta que possa ser facilmente apagada. Evite canetas oferecidas por estranhos.
• Não forneça dados pessoais por telefone.
• Nunca utilize máquina de escrever com fita à base de polietileno, pois os valores preenchidos poderão ser facilmente apagados e modificados.

O que é um cheque sem fundo?

É um cheque devolvido por falta de fundos e na segunda apresentação obriga o banco a incluir seu emitente no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF) do Banco Central.

Inclusão no Cadastro dos Emitentes de Cheques sem Fundos

O cheque devolvido por falta de fundos na segunda apresentação obriga o banco a incluir seu emitente no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF) do Banco Central. Se a conta for conjunta, ocorre a inclusão no CCF do nome e número de inscrição do CPF do titular que assinou o cheque. Quando assinado por outorgado, é incluído o nome e número de inscrição no CPF do titular outorgante da procuração.
O banco é obrigado a comunicar ao emitente - ou ao primeiro titular, em caso de conta conjunta - a inclusão desses registros no Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundo. Mantenha seu endereço de correspondência sempre atualizado nas instituições ou empresas com as quais mantém relacionamento de crédito.
Fica a critério do banco a decisão de abrir, manter ou encerrar a conta de depósitos à vista do correntista titular que figure no CCF. É proibida, porém, a entrega de novos talões a correntista cujo nome figure no CCF.

Como sair do Cadastro dos Emitentes de Cheque sem Fundos (CCF)

O emitente de cheque sem fundos pode solicitar sua exclusão do CCF por carta dirigida ao banco, desde que comprove o pagamento do cheque que deu origem à ocorrência.


A exclusão do CCF poderá ser solicitada ao banco pelo emitente, mediante a apresentação de um dos seguintes documentos:

• Cheque que deu origem à inclusão.

• Extrato da conta com o registro do débito do cheque que deu origem à ocorrência.

• Declaração do beneficiário (pessoa a quem deu o cheque sem fundos), dando quitação ao débito, autenticada em tabelião ou abonada pelo banco endossante, acompanhada de cópia do cheque que deu origem à ocorrência, bem como de certidões negativas dos cartórios de protesto relativas ao cheque, em nome do emitente.

Após cinco anos da última inclusão, a exclusão é automática. Para a exclusão do CCF antes desse prazo é cobrada do cliente e recolhida ao Banco Central uma taxa para cada cheque sem fundos incluído.

Além dessa taxa, o banco pode cobrar pelos serviços de inclusão e de exclusão. O preço desses serviços varia de banco para banco.

Quais são os códigos (alíneas) de devolução de cheques?

Veja tabela com a lista de motivos de devolução de cheques. (em pdf).

FAQ - Solução de Dívidas

Realizei um acordo e quero cancelar?

O cancelamento do compromisso de pagamento via boleto poderá ser realizado através da Central de Atendimento (4004-0001 opção 4 para capitais e 0800 729 001 opção 4
para demais regiões) ou pelo www.bb.com.br (acessando a conta corrente com a senha de 8 dígitos posteriormente Solução de dívidas) somente até às 20h (horário de Brasília) da data de contratação. Não será possível a alteração das condições acordadas após a formalização.

Realizei um acordo com o banco, quando ocorrerá a exclusão do SPC, Serasa?

A exclusão no SCPC e SERASA relativos à operação negociada ocorrerá em até 05 (cinco) dias úteis após o pagamento do primeiro boleto.

Paguei a última parcela do acordo, poderei voltar a operar com o Banco do Brasil S.A.?

É necessário comparecer em sua agência de relacionamento para verificar a possibilidade de contratação de novas operações de crédito.

No acordo do cartão de crédito foi contemplado o valor das parcelas vincendas das compras parceladas?

Sim, na renegociação é incluído todo saldo devedor da operação, inclusive as parcelas vincendas.

Realizei a renegociação do saldo devedor de minha conta corrente, poderei movimenta-la?

A conta corrente ficará bloqueada para movimentação, inclusive para recebimento de salário, a partir da data da contratação do acordo até a liquidação do compromisso.
É necessário comparecer a sua agência de relacionamento para verificar os procedimentos a serem adotados quando a renegociação englobar saldo devedor da conta corrente.

Em quais locais posso efetuar o pagamento com código de barras?

O pagamento portando apenas o número do código de barras pode ser feito no TAA, no site do BB na internet, CABB (desde que possua o código de 4 dígitos), Celular autorizado ou se possuir conta em outro banco. Para o pagamento no Guichê do Caixa o cliente precisa ter o boleto em mãos que pode ser impresso na Internet clique aqui e no Atendimento em qualquer agência BB.

Onde posso emitir segunda via do boleto referente ao acordo realizado?

A segunda via dos boletos pode ser emitida nos seguintes canais:
- www.bb.com.br > Menu “Produtos e Serviços” > Outras opções para você - 2ª via de boleto ou atualizar vencido. Clique aqui
- Central de regularização de dívida - telefones 4004-0001 opção 4 para capitais e 0800 729 001 opção 4 para demais regiões, para obter o código de barras.
- www.bb.com.br - acessando a conta corrente com a senha de 8 dígitos posteriormente opção Solução de dívidas. Clique aqui
- Agências.

Como posso negociar minhas dívidas?

O Banco do Brasil disponibiliza os seguintes canais para renegociação:
- Acessando a sua conta corrente através do Portal BB www.bb.com.br com uso da senha de oito dígitos e posteriormente Solução de Dívidas.
- Central de regularização de dívidas pelo telefone 4004-0001 opção 4 para capitais e 0800 729 001 opção 4 para demais regiões.
- site www.bb.com.br, selecionar o banner Solução de Dívidas que está disponível na 1ª página (sem senha de oito dígitos) Clique aqui.
- Agências.

FAQ - Conta fácil

O que é Conta Fácil e como abrir?

É uma conta de pagamento pré-paga para PF, sem limite de crédito e sem uso de cheques e com controle de movimentação de até R$5.000,00 mensal.

Para abrir a conta fácil é necessário possuir linha de celular, ser maior de 18 anos, ser brasileiro, com domicílio fiscal no Brasil, não ser detentor de conta corrente, conta salário ou poupança ativa no BB.

Mesmo para os clientes que sejam 2º titular da conta ou para contas poupança sem movimentação, o sistema não permitirá a abertura da conta fácil.

A conta fácil pode ser aberta no Celular (APP do BB – IOS e Android), na opção "Abrir nova conta".

Mais informações acesse:
https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/voce/produtos-e-servicos/contas/conta-facil

Posso abrir a Conta Fácil cadastrando o celular de outra pessoa?

Não. É permitido apenas o cadastramento de número de celular de sua titularidade para abrir uma Conta Fácil em seu nome.

Preciso ir à agência entregar os documentos para finalizar a abertura da Conta Fácil?

Não é necessário ir à agência e nem entregar documentos. Basta seguir os passos no Aplicativo do Banco do Brasil e a Conta Fácil estará liberada para utilização.

Posso abrir uma segunda Conta Fácil?

Não. É permitida a abertura de somente uma Conta Fácil por CPF.

A Conta Fácil pode ter mais de um titular?

Não. É permitido apenas um titular.

Quais são os limites de movimentação da Conta Fácil?

Os limites da Conta Fácil são:

  • Créditos por depósitos e transferências: a soma dos créditos recebidos no mês e o saldo da Conta Fácil possuem um limite mensal de R$5.000,00.
  • Saques: limite diário de R$1.000,00 e mensal de R$5.000,00, respeitados os valores diários por canal (R$300,00 nas Lotéricas e R$800,00 nos caixas eletrônicos e correspondentes).
  • Transferências entre contas: limite diário de R$800,00 e mensal de R$ 5.000,00.
  • Pagamentos: limite diário de R$800,00 e mensal de R$5.000,00

Posso alterar os limites de transferência entre contas e pagamentos?

Os limites da Conta Fácil Banco do Brasil não são passíveis de alteração.

O que acontece se o limite de movimentação mensal da Conta Fácil for ultrapassado?

Se o limite de movimentação for ultrapassado, a conta ficará bloqueada. Nesse caso, para realizar movimentações na conta, será necessário solicitar alteração do tipo de conta.

Você já pode fazer isso pelo app BB, de onde você estiver. Basta acessar o Menu > Upgrade de Conta e seguir os passos para alterar o tipo da sua conta (complementação de cadastro e envio dos documentos necessários)

Posso ter cheques, contratar empréstimo ou mesmo fazer algum investimento na minha Conta Fácil?

Para contratar produtos de crédito (cheque especial, empréstimos pessoais - CDC, cartão de crédito etc.), realizar investimentos (poupança, CDB, fundos de investimentos, ações, etc.) ou usar cheques é necessário transformar a Conta Fácil em uma conta-corrente.

Estou tentando abrir uma Conta Fácil e apresenta um erro. Como proceder?

Verifique se você atende as regras do produto, dentre elas, ser maior de 18 anos, não possuir conta corrente, conta poupança ou conta salário ativa no BB.

Se o erro for no CPF, você deve atentar se:

- Está informando o CPF corretamente;
-Se a situação cadastral do seu CPF encontra-se regular na Receita Federal pelo site http://cpf.receita.fazenda.gov.br/situacao/default.asp . Caso esteja pendente de regularização, providencie a regularização e aguarde 48 horas úteis para nova tentativa de abertura.

Se o erro for nos dados cadastrais:

1) Verifique se o nome informado está completo (sem abreviações) e está de acordo com o nome cadastrado na Receita Federal;
2) Verifique se a data de nascimento está correta;
3) Verifique se o nome da mãe informado está correto.

Se o erro for no Celular informado:
Verifique se o número do DDD e telefone foi informado devidamente.
Para o erro "Opa... Celular diferente do cadastrado para este cliente" ocorre nas seguintes situações:

-Quando há troca de aparelho celular durante o processo de abertura da conta;
- O número do celular informado para recebimento da confirmação via SMS é diferente do número de celular informando no início do processo de abertura de conta;
- O Aplicativo BB foi desinstalado e instalado novamente durante o processo de abertura da conta.
Em qualquer que seja a situação, você deverá procurar uma agência BB de sua escolha para concluir o processo de abertura da Conta Fácil. Para isso, não esqueça de estar com sua documentação pessoal, Rg e Cpf, e com seus comprovantes de renda e de residência atualizados, ok?

Mensagem “abertura de conta está disponível para: maiores de 18 anos...”
Na maioria das vezes o erro apresenta nas seguintes situações:
- Menores de 18 anos;
- CPF pendente na Receita Federal, consulte a situação no site
http://cpf.receita.fazenda.gov.br/situacao/default.asp;
- Clientes com conta corrente, poupança ou conta salário ativa (mesmo que seja o 2º titular), não poderão abrir conta fácil. Se você já teve alguma conta ativa no BB, certifique-se se ela foi encerrada. É comum, os clientes não encerrarem conta poupança, impedindo a abertura da conta pelo celular.

Posso receber depósito, salário, fazer pagamentos de títulos na Conta Fácil?

Você pode fazer saques, depósitos em dinheiro, transferências, pagamentos de títulos e convênios, agendar débito automático, recarga de telefone celular e compras com cartão de débito Ourocard Conta Fácil (bandeira Elo). A soma dos créditos (depósitos e transferências) recebidos no mês e o saldo da Conta Fácil possuem um limite mensal de R$ 5.000,00.

Receber salário através da opção da Livre Opção Bancária (LOB).

A movimentação é realizada:

- celular e tablet (aplicativo BB) e site www.bb.com.br.
- Terminais de Autoatendimento BB, Banco 24Horas e rede de correspondentes Banco Postal e Mais BB.

Quais operações podem ser realizadas na Conta Fácil?

A Conta Fácil não permite a contratação de produtos de crédito (cheque especial, empréstimos pessoais - CDC, cartão de crédito etc.), investimentos (poupança, fundos etc.) e nem o recebimento de benefícios sociais. Não recebe créditos da restituição do IRPF, de depósitos judiciais, de Benefício do INSS e nem envia ou recebe ordem de pagamentos do exterior.

É possível efetuar depósitos em dinheiro, saques, pagamentos de contas, compras com o cartão na função débito, transferências entre contas no BB e para outros bancos (TED e DOC), registrar a Livre Opção Bancária (LOB) para permitir o crédito do salário. Desde que, conforme a regra do produto, o valor de movimentação mensal não ultrapasse ao valor de R$5.000,00 (cinco mil reais).

O produtos e serviços autorizados são adesão automática ao serviço de SMS, recarga de celular, recarga de Bilhete Único, débito automático, efetuar consultas a saldos, extratos e comprovantes de pagamentos e transferências, contratação de seguros de pessoas, consórcios, títulos de capitalização, Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e Programa de Relacionamento Clube Ponto pra você.

Não recebi o cartão da Conta Fácil, posso movimentar?

O cartão Ourocard Conta Fácil Elo só é emitido após a primeira movimentação na conta e que ela tenha permanecido com saldo por pelo menos por 01 dia, portanto se você ainda não recebeu nenhum crédito na sua Conta Fácil é este o motivo.

Caso já tenha feito o primeiro depósito, informamos que o cartão será gerado e entregue no endereço informado no momento da abertura da conta em até 10 dias úteis após a primeira movimentação.

Quando o cartão for postado, você receberá um SMS com o código de rastreamento do cartão para você acompanhar a entrega.

É possível realizar saques (conheça o Saque Móvel) e depósitos em dinheiro nos caixas eletrônicos do BB, transferência entre contas e pagamentos pelo celular e site www.bb.com.br.

Como ALTERAR e DESBLOQUEAR minha senha de 08 dígitos?

A. Alterar Senha de 08 dígitos com conhecimento da senha anterior:
• Celular (dispositivo autorizado): Menu Principal > Serviços > Solução de senhas > senha de 08 dígitos;
• Internet (dispositivo autorizado com adesão ao BB Code); Menu Principal > Segurança > Senhas> alteração;
• Em qualquer agência; (Com senha de 6 digitos).

B. Alterar Senha de 08 dígitos sem o conhecimento da senha anterior:
• Celular (dispositivo autorizado): no aplicativo APP BB basta clicar no link 'Esqueci minha senha" na tela de acesso à conta do App e alterar a senha.
• Em qualquer agência; (Com senha de 6 digitos)

C. Desbloquear Senha de 08 dígitos com conhecimento da senha anterior:
• Celular (dispositivo autorizado): bloqueou a senha de 8 dígitos por digitação incorreta 3 vezes, o desbloqueio pode ser realizado, acessando o aplicativo App BB, digitando novamente a senha e selecionando o botão apresentado de desbloquear senha.
• Terminal de Autoatendimento BB: portando do cartão da conta acesse a opção Segurança>senhas>desbloqueio>senha internet e celular;
• Em qualquer agência; (Com senha de 6 digitos).

D. Desbloquear Senha de 08 dígitos sem o conhecimento da senha anterior:
• Providencie a alteração conforme orientação 02 acima.

Como ALTERAR e DESBLOQUEAR minha senha de 06 dígitos?

A. Alterar Senha de 06 dígitos com conhecimento da senha anterior:
• Celular (dispositivo autorizado): Menu Principal > Serviços > Solução de senhas > senha de 06 dígitos;
• Internet (dispositivo autorizado com adesão ao BB Code); Menu Principal > Segurança > Senhas> alteração;
• Em qualquer agência.

B. Alterar Senha de 06 dígitos sem o conhecimento da senha anterior:
• Celular (dispositivo autorizado): Menu Principal > Serviços > Solução de senhas > senha de 06 dígitos;
• Internet (dispositivo autorizado com adesão ao BB Code); Menu Principal > Segurança > Senhas> alteração;
• Em qualquer agência.

C. Desbloquear Senha de 06 dígitos com conhecimento da senha anterior:
• Celular (dispositivo autorizado): bloqueou a senha de 6 dígitos por digitação incorreta 3 vezes, o desbloqueio pode ser realizado, acessando o aplicativo App BB, Menu Principal > Serviços > Solução de senhas > senha de 06 dígitos;
• Internet (dispositivo autorizado com adesão ao BB Code); Menu Principal > Segurança > Senhas> desbloqueio;
• Terminal de Autoatendimento BB: portando do cartão da conta acesse a opção Segurança>senhas>desbloqueio>senha conta corrente;

D. Desbloquear Senha de 06 dígitos sem o conhecimento da senha anterior:
• Providencie a alteração conforme orientação 02 acima.

Como fazer para alterar minhas senhas na CABB? Exclusivo Conta Fácil

8 Dígitos

Clientes conta fácil podem ligar no SAC BB 08007290722 de segunda a sexta feira das 7 às 22h e após ser identificado pelo atendente, solicitar o recebimento da senha de 8 dígitos via SMS (celular cadastrado na abertura da conta), e após o recebimento é orientado a efetuar a alteração dessa senha no App BB. (Dispositivo autorizado).

6 Dígitos

Clientes conta fácil podem ligar no SAC BB 08007290722 de segunda a sexta feira das 7 às 22h e após ser identificado pelo atendente, solicitar o recebimento da senha de 6 dígitos via SMS (celular cadastrado na abertura da conta), e após o recebimento é orientado a efetuar a alteração dessa senha no App BB. (Dispositivo autorizado).

4 Dígitos

Se você conhece a senha de 4 dígitos a alteração pode ser feita diretamente na Central de Atendimento BB. (Acesso com a senha de 6 dígitos e confirmação com a senha de 4 dígitos atual)

Quais tarifas são cobradas na Conta Fácil?

No momento da abertura da conta, poderá ser escolhida uma das opções de Franquias de Serviços, realizando o aceite mediante registro de senha da conta:

Conta Fácil Gratuita – sem cobrança de franquia mensal. Possui limite de serviços (extrato e saque) que são isentos por movimentação em canais de autoatendimento. Caso ultrapassada a quantidade mensal, serão cobradas tarifas individuais por serviço utilizado.
Consulte tabela no https://www.bb.com.br/docs/pub/trf/76.pdf .

Conta Fácil Bônus – que tem o valor da franquia convertido integralmente em bônus para o celular cadastrado, no Programa de Relacionamento Clube Ponto pra Você (adesão automática). O crédito do bônus celular é efetuado em até 10 dias corridos após a verificação dos valores de tarifas pagas integralmente e cumpridos os requisitos de participação.
Consulte tabela no https://www.bb.com.br/docs/pub/trf/73.pdf .

Como é a cobrança da tarifa de serviços Conta Fácil Bônus?

A tarifa referente à franquia da “Conta Fácil Bônus”, no valor de R$ 9,90, é devida apenas nos meses em que houver movimentação na conta e a cobrança ocorrerá no dia 05 do mês seguinte.

Por exemplo, se não houver movimentação no mês de outubro, não haverá cobrança da tarifa de R$ 9,90 no dia 05 de novembro. Porém, se a Conta Fácil for movimentada em novembro, a tarifa de R$ 9,90 será debitada em 05 de dezembro.

Se eu utilizar alguma transação além da franquia de serviços, a tarifa avulsa gerará bônus para o meu celular?

Não, tarifas avulsas não geram bônus para o celular cadastrado. Apenas a tarifa de R$ 9,90 da franquia de serviços “Conta Fácil Bônus”.

Conta bloqueada por exceder o limite mensal de R$5000 de movimentação, como proceder?

Para atender a regulamentação do Bacen, a Conta Fácil possui um limite mensal de movimentação, a soma dos créditos recebidos no mês e o saldo da conta não podem ultrapassar R$ 5.000,00 em nenhum momento. Caso contrário sua conta ficará bloqueada. Para desbloquea-la, você poderá:

- alterar o tipo da conta de uma Conta de Pagamento para uma Conta-Corrente, através do seu smartphone (app BB). Acesse sua conta, clique em Menu > Upgrade de Conta e seguir os passos para alterar o tipo da sua conta. Com o Upgrade você terá a possibilidade de contratar outros produtos do BB, como cartão de crédito, empréstimos, investimento dentre outros.
- encerrar a conta fácil – comparecer preferencialmente na sua agência de relacionamento, munido de documento de identificação oficial, sacar o valor total e encerrar a conta. O saque poderá ser realizado em qualquer agência.

FAQ - Crédito - CPR

Quem pode emitir CPR para o Banco do Brasil?

A CPR pode ser emitida por produtores rurais pessoas físicas e jurídicas (exceto beneficiários do Pronaf) e suas cooperativas agropecuárias. Os emitentes das CPR devem atender as condições gerais de crédito definidas pelo Banco para aquisição do título.

Quando posso solicitar a CPR?

A CPR pode ser contratada após a colheita da produção para lhe permitir maior prazo para comercialização do produto colhido ou como uma alternativa ao custeio em qualquer outra fase do empreendimento pecuário ou agrícola.

A CPR pode ser emitida para quais produtos?

O Banco do Brasil atua com os principais produtos do agronegócio adquirindo CPR de algodão em pluma, alho, amendoim, batata inglesa, beterraba, bezerro, boi gordo, café, cana-de-açúcar, caroço de algodão, cebola, cenoura, erva mate, eucalipto, frango vivo, laranja, maçã, milho, ovos, pinus, soja, suíno terminado, tomate, trigo e uva.

Quais modalidades de CPR o BB trabalha?

Atualmente, o Banco do Brasil trabalha com CPR financeira, na modalidade aquisição direta junto ao produtor rural.

Quais os prazos para pagamento da CPR?

A CPR pode ser emitida com vencimento a partir de 20 dias, podendo chegar até 720 dias, de acordo com a fase do empreendimento, a garantia vinculada e expectativa de obtenção de receita pelo produtor.

Quais as vantagens da CPR?

- Isenção de IOF;

- Limite rotativo, com possibilidade de contratação em qualquer fase do empreendimento;

- Possibilidade de melhores condições na comercialização do produto e negociação na aquisição de insumos;

- Taxas atrativas;

- Possibilidade de financiar insumos, tratos culturais, colheita, beneficiamento e industrialização do produto financiado, além do custeio da atividade relacionada à bovinocultura.

Garantias devem ser apresentadas?

A apresentação de garantia ao Banco é obrigatória, permitidas garantias reais (Penhor Rural e Hipoteca) e garantia pessoal (Fiança).

Qual o limite máximo financiável?

Percentual sobre a produção agropecuária estimada/obtida, de acordo com a fase do empreendimento, observado o limite estabelecido para o produtor.

Qual é a forma de pagamento?

Débito automático na conta corrente do emitente, na data de vencimento da CPR.

Empresas na região
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Banco do Brasil - Av Monsenhor Tabosa
Avenida Monsenhor Tabosa, 634 Centro - Fortaleza - CE (85) 3219-19.. Ver telefone completo
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Banco Itaú - Fortaleza Floriano
Rua Floriano Peixoto, 326 Centro - Fortaleza - CE (85) 4004-45.. Ver telefone completo
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Banco Itaú - Aldeota
Avenida Santos Dumont, 3290 Aldeota - Fortaleza - CE (85) 3244-92.. Ver telefone completo
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Banco do Brasil - Ministério da Saúde
Rua Do Rosário, 283 Centro - Fortaleza - CE (85) 3252-42.. Ver telefone completo
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Banco do Brasil - Lagoa de Messejana
Rua Doutor Pergentino Maia, 535 Messejana - Fortaleza - CE (85) 3274-93.. Ver telefone completo
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Banco do Brasil - Aldeota
Avenida Desembargador Moreira, 1199 Aldeota - Fortaleza - CE (85) 3266-78.. Ver telefone completo
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Banco do Brasil - Avenida José Bastos
Avenida José Bastos, 3786 Benfica - Fortaleza - CE (85) 3283-58.. Ver telefone completo
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Banco Bmg
Avenida Gomes de Matos, 519 Montese - Fortaleza - CE (85) 3494-06.. Ver telefone completo
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Banco do Brasil - Av 13 de Maio
Rua 13 de Maio, 1271 Parangaba - Fortaleza - CE (85) 3272-35.. Ver telefone completo
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Banco Itaú - Fortaleza Gomes Matos
Avenida Professor Gomes de Matos, 1157 Montese - Fortaleza - CE (85) 4004-00.. Ver telefone completo
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Banco do Brasil - Comercial Centro
Avenida Duque De Caxias, 560 Centro - Fortaleza - CE (85) 3253-23.. Ver telefone completo
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Banco do Brasil - Papicu
Avenida Santos Dumont, 5640 Cocó - Fortaleza - CE (85) 3262-10.. Ver telefone completo
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Banco Itaú - São Geraldo
Avenida Bezerra de Menezes, 1811 São Gerardo - Fortaleza - CE (85) 4004-10.. Ver telefone completo
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Banco do Brasil - Frifort
Rodovia BR 222, 6540 km 4 Antônio Bezerra - Fortaleza - CE (85) 3285-11.. Ver telefone completo
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Banco Itaú - Abolição
Avenida Da Abolição, 2066 Meireles - Fortaleza - CE (85) 3248-93.. Ver telefone completo
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Banco Itaú - Washington Soares
Avenida Washington Soares, 3993 Sapiranga - Fortaleza - CE (85) 4004-19.. Ver telefone completo