Venda mais utilizando o WhatsApp Business na sua loja virtual

Hoje em dia, existem muito mais canais de venda para você impulsionar o seu negócio. Favorito dos brasileiros, o Whatsapp Business já se tornou uma ferramenta muito usada por negócios de todos os tamanhos para aumentar as vendas e melhorar o atendimento aos clientes.

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logo do whatsapp em um cubo 3d sobre fundo escuro

O objetivo do WhatsApp Business é ajudar as empresas no desenvolvimento das áreas de atendimento ao cliente, marketing e vendas, principalmente das lojas virtuais. Com apenas três anos de funcionamento no Brasil, aos poucos, ele se tornou uma das ferramentas essenciais para vendas na internet. Com esse aplicativo, o empregador garante profissionalismo e gera mais segurança ao cliente no contato com a marca.

Lançado em janeiro de 2018 no Brasil, o WhatsApp Business é, segundo os seus idealizadores, “um aplicativo desenvolvido especialmente para os proprietários de pequenas empresas”. Se você ainda não o utiliza, está perdendo uma grande oportunidade. Segundo dados do Facebook, o aplicativo de mensagens tem 120 milhões de usuários no Brasil e está instalado em 99% dos celulares nacionais. Segundo dados do Facebook, o aplicativo de mensagens tem 120 milhões de usuários no Brasil e está instalado em 99% dos celulares nacionais.

Como vender pelo WhatsApp Business?

Muitos lojistas ainda estão na fase de descoberta do aplicativo, ou não sabem fazer a plena utilização dele, e neste conteúdo vamos apresentar as principais dicas para vender mais através do WhatsApp Business. Continue lendo para conferir:

1. Envie listas de transmissão

Criadas para que o envio de mensagens em larga escala pudesse ser uma realidade, as listas de transmissão podem ser uma boa maneira de divulgar produtos, promoções e até mesmo condições especiais em datas comemorativas do e-commerce. Todos os clientes que tiverem o número da sua loja salvo como contato, estarão aptos a receber as mensagens encaminhas pela lista de transmissão.

Com uma periodicidade definida e com uma linguagem próxima ao cliente, as listas podem ser uma estratégia de marketing assertiva para a sua loja virtual. Inserindo os links dos produtos nas suas mensagens, os clientes interessados podem ser direcionados para a sua loja virtual e finalizar a compra em poucos cliques.

2. Utilize o catálogo de produtos

Uma das funcionalidades mais utilizadas do WhatsApp Business é o catálogo de produtos. Com ele é possível registrar informações sobre o produto, nome, breve descrição e fotos. Isso facilita muito para que o cliente tenha acesso aos produtos disponíveis para compra. Com o link dos produtos da sua loja virtual, ele serve como uma vitrine! Se o cliente se interessar, ele poderá clicar e será direcionado a sua loja virtual onde poderá finalizar a compra sozinho, sem precisar de atendimento humano.

3. Publique no status

Assim como os stories do Instagram, muitas pessoas visualizam as fotos e vídeos publicados no status do WhatsApp. Essa ferramenta serve para aproximar os clientes: você pode mostrar como é o dia a dia da sua empresa, quais as funcionalidades mais interessantes dos seus produtos, contar a história da sua marca… tudo aquilo que está além da venda comum, o que pode realmente encantar e despertar o interesse dos seus clientes.

4. Organize as conversas com etiquetas

Que tal separar os seus clientes por categorias? Clientes que já compraram mais de uma vez, novos clientes, clientes que fizeram alguma pergunta, mas não finalizaram a compra… são diversas opções de categorias que você utilizar para facilitar a comunicação, trabalhar o seu funil e criar estratégias de vendas que estejam alinhadas aos perfis dos clientes.

Com o WhatsApp Business, você pode categorizar os clientes pelas etiquetas nas conversas. Assim, você não terá nenhum problema caso tenha mais de uma pessoa administrando o WhatsApp da sua loja virtual. Você define quais são as etiquetas e qual o tipo de abordagem correta para aqueles clientes, trabalhando dessa forma a sua loja virtual aumentará as chances de conversão, com pouco esforço.

5. Analise os relatórios

Com base nos relatórios gerados pela sua loja virtual, faça análises qualitativas e quantitativas sobre as suas vendas. Dessa forma, você consegue entender de onde são os clientes, qual o seu ticket médio, qual a sua taxa de conversão, quantos carrinhos são abandonados… uma boa estratégia de vendas é feita com base em dados, por isso, não deixe de analisar como andam as suas vendas para ver o que está dando certo e o que pode melhorar.

É difícil vender pelo WhatsApp?

Sim e não. Utilizando apenas o WhatsApp, pode ser difícil, mas quando você tem uma plataforma de e-commerce para te auxiliar nesse processo, tudo fica mais fácil. É importante ressaltar que o WhatsApp é um canal de vendas simples mas que ainda não tem funções como página de cálculo de frete, dados completos dos produtos e nem relatórios de vendas. Sem essas funções, vender online é quase impossível.

Por isso, antes de começar a vender pelo WhatsApp é importante que você já tenha uma loja virtual. Assim você evita possíveis dores de cabeça e diminui as chances de fazer trabalho manual, já que com uma plataforma de e-commerce é possível automatizar todo o processo de venda feito pelo WhatsApp.