As Melhores Universidades Particulares do Brasil em 2017

0
1397

O Ranking Universitário da Folha (RUF), considerado um dos mais respeitados do país, divulgou a lista com as melhores universidades do Brasil. De acordo com a avaliação feita pelo jornal, a melhor instituição de ensino superior do país não é mais a USP e nem a Unicamp. Agora, esse título pertence à UFRJ.

Sobre o Ranking

Nesse ano, o Ranking Universitário da Folha considerou novos indicadores para fazer a sua avaliação e definir as posições. O número de teses publicadas pelos professores de cada universidade agora é considerado para medir o desempenho na área de pesquisa. A propósito, o critério de pesquisa tem o maior peso no ranking: ele equivale a 42% da nota.

Para montar o ranking com as melhores universidades brasileiras, o RUF também considera: ensino (32%), mercado de trabalho (18%), inovação (4%) e internacionalização (4%).

A Folha checa várias fontes confiáveis para determinar as notas de cada indicador, como é o caso do Censo da educação superior, Enade, Capes, CNPq, SciELO, entre outras bases de dados. Tudo isso influencia no ranqueamento, ano após ano.

No ranking das melhores universidades do Brasil 2017, predominam as instituições federais e estaduais. Representantes das regiões Norte e Nordeste não aparecem entre as 10 primeiras posições.

Universidades Particulares

O ListaTudo preparou um infográfico com a listagem apenas das Universidades Particulares. Em primeiro lugar ficou a PUC-RIO, do Rio de Janeiro. Confira as 50 primeiras posições no infográfico abaixo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

4 − um =