Se você está pensando em criar seu primeiro site na internet, provavelmente, já conhece os benefícios e a necessidade de fazê-lo, ou principalmente, sabe a quantidade de clientes e negócios que pode estar perdendo pela ausência de um site.

Antigamente, possuir um website era sinônimo de possuir um cartão de visitas virtual, hoje, é muito mais que isso. Pensando em como as coisas mudaram, devemos admitir que os consumidores modernos se diferenciam em muitos fatores dos consumidores antigos, isso porque, pensando alguns anos no passado, quando uma pessoa decidia que precisava comprar algo ou contratar algum serviço, ou fazia a busca através de mídia impressa ou pedia indicações para conhecidos.

Pensando nos dias atuais, o “conhecido” dessas pessoas se tornou o Google! Ou seja, quando alguém precisa comprar algum produto ou contratar algum serviço, é através do Google que são feitas as pesquisas de marcas, preços e todas as informações possíveis, e seguindo a lógica, essas informações são obtidas através do site da empresa! Se você está começando a empreender agora e está pensando em criar seu primeiro site na internet, esse artigo vai te ajudar com 5 dicas exclusivas para tornar esse procedimento muito mais fácil. Confira:

1. Escolha qual software usará para a criação

Existem diversas plataformas que ofertam a criação de site, aqui, citaremos as mais comuns:

• Adobe Dreamweaver – é um software especializado na criação de arquivos html e é muito utilizado por profissionais que desejam construir um site utilizando a pura linguagem de programação. Se você tem uma boa noção de lógica ou programação ou contratará algum profissional especialista, é uma plataforma muito recomendada. Agora, se você possui um conhecimento médio do assunto e pretende fazer toda a criação por conta própria, talvez você tenha algum problema com os métodos profissionais e conhecimentos técnicos que a plataforma exige.

• Google Sites – pouca gente sabe, mas o Google também possui uma plataforma que possibilita a criação de sites, e diferentemente da plataforma citada acima, não exige nenhum conhecimento técnico ou profissional de linguagem de programação. O programa também é capaz de hospedar o site do usuário e disponibiliza um domínio próprio.

• Wix – popularmente conhecido como uma das ferramentas mais simples para a criação de sites, o Wix funciona de modo gratuito e pago, e sua simplicidade se resume ao fato de trabalhar com tamplates pré-prontos para a criação de sites, o que tem ajudado profissionais que não possuem conhecimento específico em programação a criar seu primeiro site na internet.

• WordPress – provavelmente essa é a ferramenta mais utilizada atualmente para a criação de sites e blogs de todas as espécies. Com um painel administrativo e intuitivo, permite ao administrador a criação de um site ou blog que pode ser hospedado nos servidores próprios ou em servidores particulares, bem como o uso de um domínio próprio. Existem também diversos plug-ins que facilitam a navegação dentro da plataforma e auxiliam de forma efetiva na criação do seu site.

Saiba mais: Marketing Digital: Estratégico para Pequenas Empresas

2. Escolha seu domínio

O domínio de um site é a chamada URL, ou seja, o link do seu site. Escolher um domínio não é tarefa difícil, normalmente, o domínio resume o nome da empresa ou da marca. Uma dificuldade esporádica é que, quando for adquirir o seu domínio, pode ser que ele já tenha sido adquirido por outras pessoas. Confira o passo a passo para adquirir seu domínio:

• Verifique a disponibilidade – antes de qualquer coisa, você precisa verificar a disponibilidade da url escolhida no site Registro.br

• Efetuando o cadastro – se o domínio escolhido estiver disponível, você realiza o cadastro no serviço. Para isso, é necessário incluir alguns dados pessoais e criar uma senha.

• Registrando – com o cadastro efetuado, você pode registrar o domínio escolhido e avançar mais um passo para criar seu primeiro site na internet. Para confirmar o cadastro do domínio, você precisa optar por um plano de pagamento que confirma sua aquisição.

• Pagamento – depois de preencher todos os dados e escolher a forma de pagamento, leia o contrato de serviço para entender todas as implicações do registro de domínios e aguarde até a confirmação do pagamento. Após o pagamento confirmado, o seu domínio já fará o redirecionamento para o seu site.

3. Inserindo conteúdo no site

Depois de escolhida a plataforma e o domínio, o próximo passo para criar o seu primeiro site na internet é inserir conteúdo dentro dele. Você sabe qual é a importância do conteúdo dentro de um site? Dentre todos as justificativas dessa pergunta, selecionais duas, que podem resumir todas as outras:

• Seu cliente procurará informações sobre sua empresa e seus produtos e serviços dentro do seu site, ou seja, se por algum motivo ele não encontrar o que procura, existe a grande possibilidade dele ir embora e desistir de contatar sua empresa.

• Conteúdo é o grande pilar do SEO do Google, ou seja, é o que sustenta seu site e o que pode coloca-lo nas primeiras páginas dos mecanismos de busca.

Ou seja, inserir conteúdo de qualidade no seu site é uma das missões mais importantes e mais desafiantes para você que quer criar seu primeiro site na internet, por isso, fique atendo às dicas que lhes daremos a seguir:

• Conteúdo fluído – ou seja, mais que simplesmente adicionar conteúdo dentro do seu site, você precisa criar um conteúdo que seja fluído e que faça sentido para quem está lendo, por isso, é natural que você crie páginas e abas com separação de conteúdos por temas e assuntos, facilitando a localização de informações de um usuário que entrar no seu site.

• Verdadeiro e Inovador – toda e qualquer informação que estiver em seu site deve estar em perfeita harmonia com a realidade, ou seja, não insira informações que são de caráter duvidoso, promoções falsas ou coisas do tipo. Absolutamente qualquer informação em seu site deve condizer com a verdade e deve visar informar seu público. Os conteúdos de caráter informativo devem ser inovadores e ricos, agregando valor à sua marca e criando uma vantagem competitiva com os seus demais concorrentes.

4. Capriche na Página de Contato

Provavelmente, a página de contato será o principal meio de comunicação entre seus futuros clientes e a sua empresa. Para criar seu primeiro site na internet e obter sucesso com isso, você precisa caprichar na execução da página de contato, trabalhar para que ela seja intuitiva, chamativa e que atraia leads que se tornarão seus futuros clientes. Mas como fazer uma página de contato eficaz?

• Peça dados importantes, mas não extensos – quanto mais informações você puder adquirir sobre seu lead na página de contato, melhor. Mas se você publicar um formulário muito longo, algumas pessoas podem desistir da inscrição pela fadiga causada por formulários extensos, então, peça informações pontuais e importantes e deixe os detalhes para o primeiro contato que fizerem através de ligação.

• Insira CTA’s ao longo do formulário – CTA’s são “chamados para a ação”, ou seja, quando você usa gatilhos mentais e outras técnicas que chamam o usuário a praticar alguma ação. Os CTA’s mais comuns utilizados em páginas de contato são: cadastre-se agora, ligue agora, solicite agora o contato de um especialista, etc.

• Tenha um servidor que faça a importação das informações – quando o usuário preencher o seu formulário, essas informações devem ser levadas à um sistema que você tenha fácil acesso, como seu e-mail, por exemplo. Perder ou não receber essas informações pode significar a perda de um potencial cliente.

5. Tenha ferramentas de apoio


Para criar seu primeiro site na internet, é importante que você tenha ferramentas de apoio que possam te auxiliar nos processos, como por exemplo:

• Ferramenta de gestão de tarefas – que te ajude a mapear quantas tarefas você tem em aberto e o passo-a-passo para a execução de cada uma delas

• Gestão de informações – algo que possibilite uma visão inteligente sobre todas as informações que você recebe de seus leads e pessoas que entram em contato com a sua empresa

• E-mails – após criar seu primeiro site na internet, é bem provável que você comece a receber contatos e que tenha que nutri-los e responde-los, de modo que, depois de um tempo, fica praticamente impossível responder e-mails e contatos de forma manual. Você pode considerar uma ferramenta de gestão de e-mails que envie e-mails em massa (priorizando a pessoalidade) e que possa te atender de acordo com o porte e objetivos da sua empresa

Criar o seu primeiro site na internet é uma tarefa difícil, mas que com certeza, trará muitos benefícios para sua empresa, aumentará sua visibilidade e as possibilidades de negócio! Para te ajudar nesse processo intenso que é a abertura de uma empresa ou o início de um negócio de sucesso, o Lista Tudo preparou um blog completo com artigos sobre diversos assuntos que podem te ajudar, basta acessar esse link e aproveitar! E se quiser saber mais sobre marketing digital para pequenas empresas, clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezenove − doze =